A Seversky Aircraft Company, que em 1939 mudou seu nome para Republic, construiu uma série de empreendimentos privados, variantes únicas de seu projeto P-35, apresentando diferentes motores e aprimoramentos, designados AP-2, AP-7, AP-4 (que voou após o AP-7), AP-9 e XP-41. A série incluiu uma versão baseada em porta-aviões designada NF-1 (Naval Fighter 1) que também foi construída. O mais significativo deles foi o AP-4, que serviu de base para as futuras aeronaves Seversky / Republic. Ele apresentava trem de pouso totalmente retrátil, rebitagem nivelada e, mais significativamente, um motor Pratt & Whitney R-1830-SC2G com turbo-supercompressor montado na barriga, produzindo 1.200 hp (890 kW) e bom desempenho em alta altitude. O turbo-supercompressor foi refinado pela Boeing como parte do programa de desenvolvimento do B-17 Flying Fortress, e o desempenho aprimorado que ele oferecia era de grande interesse para outros fabricantes de aeronaves.
Em 22 de março de 1939, o motor pegou fogo durante o vôo, o piloto teve que saltar e o AP-4 foi perdido. Apesar da perda do protótipo, a USAAC gostou do demonstrador AP-4 o suficiente para encomendar mais 13 em maio de 1939, designando-os como YP-43.
O YP-43 diferia do AP-4 por ter uma fuselagem “razorback” com uma corcova alta que se estende para trás do cockpit. A entrada de ar do motor foi movida da asa de bombordo para abaixo do motor, resultando em uma capota oval distinta. A aeronave era movida por um motor radial R-1830-35 de 14 cilindros refrigerado a ar com turbocompressor General Electric B-2 gerando 1.200 hp e acionando uma hélice de três pás de passo variável. O armamento consistia em duas metralhadoras sincronizadas de 0,50 pol. (12,7 mm) no capô e uma única metralhadora de 0,30 pol. (7,62 mm) em cada asa.
O primeiro dos 13 YP-43s foi entregue em setembro de 1940, o último em abril de 1941. Os primeiros testes revelaram uma forte tendência de guinar durante as rolagens de decolagem e pouso, corrigida pelo redesenho da roda traseira. Embora a aeronave excedesse os requisitos iniciais de desempenho do USAAC, em 1941 ela estava claramente obsoleta, sem capacidade de manobra, blindagem ou tanques de combustível autovedantes. A USAAC sentiu que o projeto básico do P-35 / P-43 havia esgotado suas reservas para melhorias adicionais no desempenho e mudou seu interesse para o promissor P-47.
Fonte Wikipedia.
O Kit da Dora Wings é bem injetado, sem rebarbas ou falhas. As linhas de painel são bem marcadas e com espessura adequada a escala. Mesmo as peças pequenas, como braços do mecanismo de trem de pouso, têm perfeita representação em escala. O cokpit, montado em forma de banheira, tem painel, consoles, detalhes laterais, banco, manche, culatra das armas e pedais. O painel de instrumentos é formado por um conjunto de plástico, decal e fotogravado. Também em fotogravados temos os cintos de segurança. O motor é bem representado, com as duas fileiras de cilindros o coletor de exaustão e o mecanismo de passo da hélice em peças separada. Os tubos óleo são fornecidos em fotogravados. A capota do motor é formada por 3 partes mais o anel frontal com as metralhadoras. Completam este conjunto as grelhas de ar e as aletas de refrigeração, fornecidas em fotogravados. O trem de pouso é muto detalhado, com todo o mecanismo de acionamento bem representado, com detalhes internos nas portas e no interior do porão de rodas. As rodas são em duas metades o que certamente levara a algum trabalho na junção para uma melhor representação. A hélice é bem representada com os pontos de conexão com as arvores fora das pás, e a ponta do spinner em peça separada. As superfícies de controle têm uma boa representação do entelamento e são todas peças separadas permitido a montagem em posição acionada. Os canos das armas, antenas, pitot e o escapamento do super compressor são também peças separadas com boa representação e em escala.
As transparências, fornecidas em embalagem separada, tem boa qualidade e permitem a montagem da cabine aberta, também incluída está a mira. Outras peças não consegui identificar no manual, talvez para uma próxima versão. Acompanha um conjunto de mascaras para auxiliar na pintura.
A folha de decais da própria Dora, é bem impressa com cores solidas sem falha de registro e filme fino. Com ela é possível fazer 4 versões diferentes conforme ilustrado no manual.
O manual em formato de livreto, todo colorido, em papel de ótima qualidade, contém mapa das arvores, o passo a passo muito bem ilustrado, 4 vistas coloridas para orientar a pintura e colocação de decais e indicação de cores com referência de 5 fabricantes diferentes.
Conclusão
O kit da Dora Wings é muito bem feito, injeção sem falhas, detalhes excelentes para a escala, ótimos decais e um manual muito detalhado. Tudo isso para oferecer um avião pouco conhecido, mas importante para a história da aviação por ser o predecessor do P-47, e que até hoje só tinha como opção na 1/72 o antigo modelo da Pavla, difícil de conseguir e muito simplificado. Um ótimo lançamento.