O P-39 Airacobra foi um dos caças mais interessantes e inovadores da Segunda Guerra Mundial, os designers da Bell o equiparam com uma roda dianteira, um motor no centro de gravidade da fuselagem e um potente canhão de 37 mm. O motor foi originalmente equipado com um turbocompressor, o que proporcionou ao protótipo, que voou na primavera de 1939, um excelente desempenho em grandes altitudes. No entanto, os oficiais da aviação dos EUA preferiram uma propulsão menos complexa, adequada para operar em um teto mais baixo. A implementação do Airacobra em unidades de produção em massa e de combate coincidiu com as circunstâncias de uma rápida mudança relacionada à eclosão da guerra na Europa e depois nas frentes do Leste e do Pacífico. As primeiras encomendas para a França e a Grã-Bretanha não foram totalmente entregues, algumas delas foram transferidas diretamente para as forças americanas que lutam no Pacífico e no norte da África. Com o advento dos tipos de aeronaves mais eficazes, mais da metade dos 9.558 Cobras produzidos foram enviados sob o Lend-Lease ( Emprestimos e arrendamentos) para a União Soviética, onde a aeronave teve um excelente desempenho já que as batalhas eram travadas em baixa altitude para a qual o Airacobra era mais adequado. Dos 10 maiores ases soviéticos, metade voou Airacobras. A mais produzida, quase 5 mil exemplares, e ao mesmo tempo a versão definitiva do Airacobra, foi a Q. O avião era movido por um motor Allison de 1.200 hp e se diferenciava das versões anteriores pelo armamento reforçado com duas metralhadoras de 0,50 polegadas nas carenagens inferiores das asas. A maioria dos aviões desta versão foi para a URSS, onde foram usados, entre outros, pelos pilotos mais destacados das unidades de elite da guarda vermelha. Eles também foram usados em combate pelas Forças Aéreas Co-Beligerantes dos EUA e da Itália, realizando principalmente tarefas de ataque ao solo. Os Cobras “Q” também foram amplamente usados nos EUA para treinamento e muitos futuros ases ganharam suas asas neles, antes de irem para o front. No período pós-guerra, um P-39Q Airacobra era o avião pessoal do general soviético Fyodor Polynin, comandando da aviação do “povo” polonês.
Agradecimentos: Jim Roeder, Jaroslaw Jaworski
Fonte: Manual do kit
O Kit
Este é o mais novo lançamento da Arma Hobby, um novo P-39Q na 1/72. Uma mudança feita pelo fabricante é que não existem mais duas versões de caixa, Expert e a normal. A Arma Hobby preferiu descontinuar o fornecimento dos fotogravados que vinham na versão Expert, e agora todos os kit s tem versão única, que no entanto incluem as máscaras para pintura.
O kit é muito bem injetado sem falhas ou rebarbas, com linhas de painel finas e rebites adequados a escala, tudo bem representado
O interior é muito detalhado, temos o piso, banco, manche, painel de instrumentos, pedais, colimador, console, detalhes internos nas duas metades da fuselagem e o fechamento traseiro. Duas dificuldades com kits de rodas dianteiras são o cálculo do peso necessário para que ele fique corretamente apoiado sobre as rodas e como decidir o seu posicionamento. Neste caso a Arma Hobby facilitou muito a vida do modelista, logo a frente do painel de instrumentos temos uma peça com três recessos, onde devem ser instaladas três esferas metálicas (fornecidas com o kit), para dar o peso correto na parte da frente do modelo.
Nas asas temos a parte interna do trem de pouso representada parte na face interna da parte superior, com as paredes laterais na face inferior. Os profundores e o leme vertical são peças separadas, e podem ser representados acionados, no entanto a representação das superfícies de controle me pareceu um tanto simplificada.
Os trens de pouso são bem representados, com detalhes internos nas portas e estruturas bem detalhadas. As rodas têm ótimos detalhes e já vem com a deformação para representar o peso do avião.
Temos dois tipos de descargas e três tipos de hélices todos bem representados. As descargas são fechadas e abrir as saídas não será uma tarefa simples, acessórios em resina ou 3D que substituam estas partes serão bem-vindos. Destas peças apenas um conjunto de descargas e uma hélice serão utilizados neste kit, o que indica que a Arma vai trazer em breve outras variantes.
Pequenos detalhes como armas e antenas são todos bem representados.
Os adicionais são bombas, tanques de combustível esternos e os gun pods.
As transparecias são de ótima qualidade, finas, perfeitamente translucidas e sem distorções, incluindo as portas, o colimador e o farol. Faltam apenas as luzes de navegação que são representadas na própria asa. Os frames na parte traseira do canopy me pareceram um pouco mais espessos do que seria o ideal. No kit temos ainda as máscaras para pintura do canopy e rodas.
Os decais, feitos pela Techmod, são bem impressos, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro. Com eles é possível fazer até 5 versões diferentes conforme ilustrado no manual
O manual todo colorido traz as imagens das arvores, mas sem indicação de número das peças e a história do avião em inglês e polonês. O passo a passo é bem ilustrado, com indicações claras do processo de montagem indicando em vermelho pontos que devem ser fechados, abertos ou removidos, dependendo da versão.
Conclusão:
Depois de acertar ao escolher fazer o P-51B/C na 1/72 a Arma Hobby acerta novamente ao lançar o P-39Q, e as outras versões que certamente virão. Na 1/72 temos apenas dois outros kits modernos nesta escala. O da RS-Models tem um erro na representação da cobertura do motor difícil de resolver e o da Academy tem uma representação simplificada em alguns pontos, principalmente no trem de pouso. O kit da Arma Hobby vem suprir esta deficiência, com muitos detalhes e uma ótima representação.
Obrigado à Arma Hobby exemplar deste review