Este é o mais novo lançamento da Arma Hobby, um novo P-39 Q na 1/48.
O kit segue o mesmo padrão e arranjo de peças do kit da Arma Hobby na 1/72. É muito bem injetado sem falhas ou rebarbas, com linhas de painel finas e rebites adequados a escala, tudo muito bem representado. A caixa tem um reforço interno que ajuda a prevenir danos no transporte.
O interior é muito detalhado, temos o piso, banco, manche, painel de instrumentos, pedais, colimador, console, detalhes internos nas duas metades da fuselagem e o fechamento traseiro. As dificuldades com kits de rodas dianteiras são o cálculo do peso necessário para que ele fique corretamente apoiado sobre as rodas e como decidir o seu posicionamento. Neste caso a Arma Hobby facilitou muito a vida do modelista, logo a frente do painel de instrumentos temos uma peça com três recessos, onde devem ser instaladas três esferas metálicas (fornecidas com o kit), para dar o peso correto na parte da frente do modelo.
Nas asas temos a parte interna do trem de pouso representada parte na metade e superior, com as paredes laterais na face inferior. Os profundores e o leme vertical são peças separadas, e podem ser representados acionados.
Os trens de pouso são bem representados, com detalhes internos nas portas e estruturas bem detalhadas. As rodas têm ótimos detalhes e já vem com a deformação para representar o peso do avião. No entanto como são em duas metades, algum lixamento será preciso para que a junção tenha o perfil correto.
Temos dois tipos de descargas e três tipos de hélices todos bem representados. As descargas são fechadas e abrir as saídas não será uma tarefa simples, acessórios em resina ou 3D que substituam estas partes serão bem-vindos. Nas hélices alguns pontos de contato invadem um pouco as pás, demandando cuidado na separação destas peças. Apenas um conjunto de descargas e uma hélice serão utilizados, o que indica que a Arma vai trazer em breve outras variantes.
Pequenos detalhes como armas e antenas são todos bem injetados, mas os canos das armas precisarão de algum trabalho, ou substituição, para uma representação mais convincente.
Os adicionais são uma bomba ou tanque de combustível alijável, tudo bem representado.
As transparecias são de ótima qualidade, finas, perfeitamente translucidas e sem distorções, incluindo as portas, o colimador e o farol. Faltam apenas as luzes de navegação que são representadas na própria asa. No kit temos ainda as máscaras para pintura do canopy e rodas.
Um anexo trás peças em resina 3d, um par de portas para o trem de pouso principal em substituição as peças injetadas, e duas pequenas tomadas de ar para substituir as que vem já moldadas no nariz da fuselagem e que não são abertas.
Os decais, feitos pela Cartograph, são bem impressos, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro. Com eles é possível fazer até 3 versões diferentes conforme ilustrado no manual. Além das marcações e estênceis a folha contém cintos, instrumentos, marcações das hélice e alguns detalhes internos.
O manual todo colorido traz as imagens das arvores, mas sem indicação de número das peças, e a história do avião em inglês e polonês. São fornecidas referencias para sete fabricantes diferentes de tintas de modelismo. O passo a passo é bem ilustrado, com indicações claras do processo de montagem realçando em vermelho pontos que devem ser fechados, abertos ou removidos, dependendo da versão. Temos ainda um guia para colocação dos estênceis e vistas coloridas para orientar a aplicação dos decais e pintura das versões oferecidas.
Conclusão
O único outro P-39 Q disponível com facilidade na 1/48 é o kit da Eduard, que já é bastante antigo e tem alguns problemas, principalmente na espessura do bordo de ataque das asas. Assim o novo kit da Arma Hobby é uma alternativa bastante interessante para quem quer um modelo deste avião na 1/48.
Obrigado à Arma Hobby exemplar deste review