MIG-21 SMT Weekend – Eduard 1/48 (8233)

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Eduard 84180 (relançamento)

Breve histórico

O MiG-21 é sem dúvida uma das aeronaves mais emblemáticas de todo o século XX, marcando a cara da “Guerra Fria”. Esteve em ação frequente na Guerra do Vietnã e foi um dos aviões mais avançados do seu tempo. Com asas em delta, foi o primeiro avião soviético a servir tanto como caça quanto como interceptador. Era um avião leve, chegando até Mach 2 com um motor de pós-combustão relativamente fraco, comparável ao americano F-104 Starfighter e ao francês Dassault Mirage III.

A versão MT/SMT lançada pela Eduard é uma modificação da versão SM/MF. O MT/SMT foi uma tentativa não muito bem sucedida de capacitar o Fishbed com mais combustível. O tanque dorsal foi então aumentado, dando a caraterística corcunda ao SMT, bastante interessante. Quanto ao combustível, a modificação valeu a pena, mas a aeronave perdeu bastante de sua agressividade em manobras e velocidade. Poucas aeronaves foram construídas, e todas serviram na Força Aérea Soviética.

Estas aeronaves eram motorizadas com turbinas Tumansky R-13F-300. a Versão SMT possuia radar Saphir -21/RP-22SM. Aliás, o “S” em SMT é justamente indicando a presença do radar Saphir.

Para a OTAN, o Mig-21 “corcunda” se chamava “Fishbed K”

O Kit

Inicialmente, deve-se ressaltar a absoluta novidade do kit. Não se trata de rebox ou cópia de nada antes visto. A Eduard estudou e preparou este lançamentos por anos até chegar agora às prateleiras.

Este foi o segundo kit fabricado segundo a nova tecnologia da Eduard, que talha o molde em blocos de alumínio, direto da imagem do computador. Tudo automatizado e com alta precisão. O último da linha anterior, com moldes de latão, foi o Dora, e o primeiro da nova série, o espetacular Albatros OEFFAG 253.

Esta tecnologia foi implementada na Eduard em 2008, e desde então vem sendo aprimorada, até agora.

Ao abrir a caixa com belíssimo aviation-art, encontramos 466 peças plásticas incluindo as transparências, divididas em 9 galhas cinza médio de alta qualidade, livreto de instruções e decais.

Pelo alto número de peças, já podemos antever a complexidade do kit e o grau de detalhamento. A Eduard foi fundo aqui, tanto na pesquisa quanto na execução. Entretanto, montagens prévias pela internet afora demonstram que o kit quase se monta sozinho, de encaixes precisos e descomplicados.

Fuselagem e asas de detalhamento superficial em baixo relevo, fino e consistente por todo o kit. Não vejo uma linha sequer diferente das demais em alinhamento ou precisão. Flaps e ailerons moldados separadamente para posicionamento variado.

Forma e tamanhos adequados para a escala quando confrontados com desenhos técnicos, nada a reclamar. Deriva correta para a versão, bem como o casulo de para-quedas.

Transparências de excelente qualidade. Dois para-brisas, três canopis e dois tipos de painel (com ainda opção de painel liso para aplicação do PE) formam o conjunto, sendo a principal diferença entre eles o espelho retrovisor.

O cockpit vem completo e bastante detalhado, entretanto, logo de início nos salta aos olhos que será impossível montá-lo sem a opção de fotogravados. Os painéis laterais superiores são apenas fornecidos assim, sem peças plásticas. Painel frontal em plástico transparente e finamente detalhado, mas ainda contando com a opção do PE colorido. Pedais, manche, e tudo o mais estão presentes. Assento ejetor KM-1 muito bem resolvido e delicado, sendo complementado por cintos de segurança e outros detalhes em PE do set fornecido na caixa.

Ainda na parte interna, destaca-se a turbina com detalhes soberbos. 15 partes plásticas mais PEs lhe conferem bastante decência e autenticidade. Pétalas de pós combustão e grelhas adequadas, entretanto cuidado se escolher uma versão polonesa, pois eles utilizavam motor diferente.

Porões de rodas com detalhamento adequado e sem maior complexidade. Profundidade adequada tanto no frontal quanto nos alares lhe conferem personalidade. Gostei.

Trens de pouso de montagem simples, com encaixe testado e firme. Rodas com detalhes soberbos, de cubos e pneus bem delineados, tambores de freio bem detalhados e honestos.

Freios aerodinâmicos apresentam solução que todas as fábricas de kit deveriam seguir! A fuselagem com painéis fechados, mas com linhas de corte por trás para facilitar eventual abertura. Quem deseja aberto tem à disposição peças opcionais para toda a parte interna dos freios, quem deseja fechado, não precisa se preocupar com encaixes indignos que possam prejudicar a limpeza da montagem. Mesmo o freio principal, que se abre na barriga, tem solução semelhante, em uma única peça para fechado, ou em várias para aberto. Pontão para a Eduard!

Armamento possível para o MIG-21 é variado e me parece que a Eduard foi além do padrão, oferecendo vasta gama de opções. Seja em qualidade, seja em quantidade, estamos muito bem servidos!

– 2 x 490l tanques subalares
– 1 x 800l tanque central 
– 2 x RS-2US (AA-1 Alkali)
– 2 x R-3S (AA-2 Atoll)
– 2 x R-3R (AA-2 Atoll)
– 2 x R-13 (AA-2 Atoll)
– 2 x R-60 (AA-8 Aphid)
– 2 x S-24 240mm (foguetes)
– 8 x FAB-100 (bombas)
– 2 x FAB-250 (bombas)
– 2 x UB-16 57mm (pods para foguetes) (resina/PE)
– 2 x MBD-2-67 MER
– 2 x SPRD-99 “RATO” (foguete auxiliar para decolagem)

Decais e versões de pintura  Duas folhas da própria Eduard, sem defeitos de registro e sem excesso de filme acompanham o kit. Uma para as versões, outra para os stencils.

A caixa oferece ainda máscaras de pintura para canopi, rodas e fuselagem, em material pré-cortado semelhante às fitas Tamiya.

Vendido a parte temos o conjunto de fotogravados coloridos FE1242. A cor do interior dos MIG-21 é um problema antigo no modelismo, muito difícil de retratar com exatidão. Não vou opinar aqui pois não tenho meios de comparar com honestidade. Fico com a opção da Eduard pois me parece dentro da gama do aceitável, tranquilo. A sugestão para acertar a cor pode ser encontrada no blog de Richard Chafer, utilizando cores Gunze.

Conclusão

O Mig-21 a muito tempo merecia uma representação a sua altura, e agora foi feita justiça. O melhor MIG-21 em qualquer escala, e o melhor jato soviético da 1/48, sem sombra de dúvidas.

Muitas peças, porém de montagem tranquila, instruções seguras, decais excelentes, versões coloridas e atraentes, lança foguetes em resina de alta qualidade, etc, etc, etc… são muitos os pontos de alto nível.

Altamente recomendado!

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

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