O avião
O MiG-21MF era uma versão de exportação do MiG-21SM onde o “M” significa “modernizovaniy” (modernizado) e o “F” “forsirovanniy” (com pós-combustor). O MiG-21MF carecia de alguns dos equipamentos aviônicos “sensíveis” da versão SM, mas por outro lado, também apresentou algumas melhorias em relação ao seu antecessor de exportação, o MiG-21M, em vários aspectos. Era movido pelo motor Tumansky R-13-300 mais potente com pós-combustão, usando o radar Safir-21/RP-22 em vez do RP-21MA menos eficaz do MiG-21M. O tipo MiG-21MF foi identificado como lzdelye (série) 96F na documentação de fábrica. A produção começou na fábrica nº 30 de Moscou, com o primeiro lote de 96 aeronaves de produção em 1969 (acredita-se que foram embarcadas para o Egito). A partir de 1974, a produção foi transferida para a fábrica nº 21 em Gorkhyi, onde 231 aeronaves foram construídas antes da produção mudar para a versão MiG-21bis em 1976. Todos os MiG-21MFs na variante interceptor foram produzidos em Gorkhyi. Embora o MiG-21MF fosse versão de exportação, várias aeronaves serviram com 234. GvIAP (Regimento de caça da guarda) do VVS (Voenno Vozdushnie Sily – Força Aérea) localizado na base aérea de Kubinka. O motivo foi bastante simples – a empresa forneceu demonstrações de voo para clientes estrangeiros e realizou desfiles oficiais e voos de exibição. O armamento consistia no canhão GS-23-2L de 23 mm com 200 cartuchos. Os pilones sob as asas poderiam transportar uma combinação de bombas FAB de até 500 kg, pods de foguetes UB-16-57, mísseis R-3S, Ch-66 ou 0-24 e mísseis ar-ar R-60, incluindo o R-60M. A OTAN atribuiu o codinome MiG-21MF “Fishbed J”. No papel de interceptador, o MiG-21 serviu com a União Soviética e outras nações do Pacto de Varsóvia até os anos oitenta, começou a ser substituído pelo MiG-23 nos anos setenta e MiG-29 Fulcrum nos anos oitenta.
Fonte: Manual do kit
O Kit
Este é mais um relançamento da Eduard na nova embalagem e com os decais em que o filme pode ser retirado após a aplicação. Sendo na nova versão Weekend temos 4 opções de marcação ao invés das duas anteriores e nenhuma delas repete a do relançamento da versão Profipack que pode ser vista neste review.
O interior é bem detalhado, com bancos que reproduzem o encosto acolchoado, painel e consoles laterais com opção de representação em decal, manche pedais, alavancas e cintos também representados em decais. O diferencial aqui é que os bancos, seguindo o manual, devem ser instalados com o kit já praticamente finalizado.
Fuselagem e asas têm ótimos detalhes com linhas de painel bem representadas e adequadas a escala, as superfícies de controle das asas são peças separadas, o que permite alguma variação na posição, mas as demais são fixas. Os detalhes da turbina são simples, mas adequados ao que poderá ser visto depois da montagem. Os detalhes da turbina são simples, mas adequados ao que poderá ser visto depois da montagem.
O conjunto do trem de pouso tem bons detalhas, rodas e pneus são pecas separada o que facilita a pintura. As portas do trem de pouso têm detalhes internos e a parte interna dos porões de roda também são detalhadas e instaladas antes do encaixa das asas com a fuselagem.
O kit vem com uma grande quantidade de armamentos e cabides permitindo diversas configurações e para isso temos um guia de posicionamento no manual.
As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translucidas, finas e sem distorções. Temos na arvore também as luzes de navegação e de identificação, colimador e um painel de instrumentos.
Os decais são bem impressos, com cores sólidas e sem falhas de registro, com eles é possível fazer até 4 aeronaves diferentes conforme ilustrado no manual.
O manual, no ótimo padrão da Eduard, pode ser visto aqui.
Conclusão
Mas uma opção do ótimo Mig-21 da Eduard, neste caso versão MF, com os novos decais e mais opções de marcação da nova versão Weekend.