O Tanque
O Maus foi um tanque superpesado desenvolvido pelos alemães no fim da segunda guerra, um gigante, pesando 188 toneladas, com uma torre com dois canhões, um de 128 mm e outro de 75 mm. Para deslocar tamanho peso foi desenvolvido um conjunto motor híbrido, onde um motor a explosão gerava energia para os motores elétricos que era acoplados diretamente as rodas tratoras. Apenas dois protótipos foram construídos, sendo que o único sobrevivente está em exibição no museu de Kubinka na Rússia.
O kit
A Vespid é uma nova fabricante chinesa de kits que estreou no mercado com dois lançamentos, sendo um deles o Maus deste review.
A embalagem é bem resistente, com uma bela ilustração na capa e com perfis coloridos em um dos lados e características do kit no outro. As árvores principais, torre e casco vem em embalagens individuais, o mesmo acontecendo para os decais, fotogravados, e neste caso também para os canos metálicos. Este kit conta como bônus com os canos dos canhões em alumínio, mas haverá uma outra versão sem estes acessórios.
A qualidade da injeção é muito boa, com detalhes nítidos e muito bem representados para a escala. A torre tem ótima representação com os detalhes das soldas, portinholas separadas e uma ótima representação na textura do mantelete. O conjunto, neste caso, pode ser montado com os canos injetados, que já vem com a abertura da boca ou com ótimos canos de alumínio que acompanham esta versão. O casco é igualmente bem detalhado, tendo a portinhola do motorista podendo ser montada aberta, tubo das fiações dos faróis, visor e tampas de manutenção, tudo muito bem detalhado. Todas as grades de ventilação são vazadas e os detalhes são complementados pelas telas de proteção fornecidas pela ótima folha de fotogravados. Completa o conjunto o tanque externo na traseira do veículo, com o corpo moldado em uma só peça, o que evita as juntas de montagem que sempre são difíceis de tratar em peças cilíndricas. O conjunto da suspensão é bastante detalhado, com os grupos de rodas montados individualmente. As rodas tratoras e tensora tem boa representação e não haverá dificuldade para remover as rodas tratoras da arvore, já que os pinos de ligação estão nas pontas dos dentes. A esteiras tem um detalhamento poucas vezes visto nesta escala, e darão enorme realismo ao conjunto. A montagem é formada por seções contínuas, e links individuais, todos no mesmo padrão de acabamento.
Os decais são de boa qualidade, sem problemas de registro e com cores sólidas, com eles é possível fazer 3 versões diferentes ilustradas no manual.
O manual com papel de excelente qualidade, contém o mapa da arvores e é muito bem ilustrado, com o passo a passo bem explicativo incluindo as imagens coloridas das versões possíveis.
Conclusão
O Maus da Vespid é um modelo muito bem detalhado, com uma ótima qualidade de injeção bons decais e um manual fácil de acompanhar. Se este é o padrão da marca, que venham logo os próximos lançamentos.
Obrigado à Vespid Models pelo exemplar deste review