O Aero L-29 Delfín , “Maya” para a OTAN, é um jato treinador militar desenvolvido e fabricado pelo fabricante Tcheco Aero Vodochody. Ele detém o título de ser o primeiro avião a jato projetado e construído na Tchecoslovaquia, bem como provavelmente o maior programa industrial de produção de aeronaves já realizado em um país do Pacto de Varsóvia, exceto a própria Rússia.
Em resposta a um requisito considerável para que um treinador comum a propulsão a jato fosse adotado em diversas nações do Bloco Leste, a Aero decidiu realizar o seu próprio projeto de design com vistas a satisfazer adequadamente a demanda. Em 05 de abril de 1959, um protótipo inicial, designado como XL-29, realizou seu primeiro voo. O L-29 foi selecionado para se tornar o treinador padrão para as forças aéreas dos países do Pacto de Varsóvia, para o qual foi entregue à partir da década de 1960. Durante o início dos anos 70, o treinador foi sucedido em seu principal papel por outra aeronave, o L-39 Albatros, contribuindo fortemente para um declínio na demanda pelo L-29 e o fim de sua produção em 1974.
Durante o curso do programa, mais de 3.000 treinadores L-29 Delfin foram produzidos. Destes, cerca de 2.000 teriam sido entregues na Rússia, onde foi usado como instrutor padrão para a Força Aérea Soviética. Dos outros, que incluíam modelos armados e desarmados, muitas aeronaves foram entregues a vários países do Pacto, enquanto outras foram exportadas para vários países estrangeiros, incluindo Egito, Síria, Indonésia, Nigéria e Uganda.
A Eduard lançou no mês de dezembro o L-29 Delfín – 1/48, na versão Profipack. Trata-se de modelo da marca AMK com o formato e os acessórios da linha Profipack da marca theca. O modelo da AMK é composto de duas árvores em plástico cinza de alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas, os detalhes são finos e adequados a escala. Uma árvore de transparência é de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy e para as rodas, decalques para 05 versões e estênceis para o treinador tcheco.
O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, em formato A3, textos em tcheco e inglês, um breve histórico do L-29, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura e as ilustrações dos esquemas de pintura , tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual.
Esta versão Profipack oferecem 05 opções de pintura, são elas:
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do jato supersônico. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
Acompanhando os lançamentos dos modelos das versões Profipack e Limitadas, a Eduard vende, somente em seu site e durante todo o mês do lançamento, em caixa simplificada contendo apenas as árvores do kit, sem decais, fotogravados, máscaras e nem as instruções, as chamadas versões “Overtree”, que destinam-se aos modelistas que porventura já possuam o kit Profipack ou Edição Limitada e queiram, com baixo custo, montar outras versões com os decais restantes. A esse kit podem também ser adicionas as inúmeras opções de decais e detalhamento disponíveis, da Eduard e de outros fabricantes.
Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade do modelo da AMK juntamente com as opções de pintura e os acessórios de detalhamento oferecidos pelao Eduard, permitem ao modelista montar um lindo modelo desse belo treinador tcheco.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!