Hurricane Mk IIc , Arma Hobby , 1/48

40004

O Hawker Hurricane Mk II foi desenvolvido após a primeira experiência de combate adquirida nas batalhas pela França, que rapidamente mostrou as principais fraquezas da primeira versão do caça. A equipe de design de Sydney Camm se propôs a melhorar o desempenho do avião e a eficácia do armamento. Em 11 de junho de 1940, voou o protótipo da versão Mk II, equipado com motor Rolls-Royce Merlin XX com compressor de dois estágios. Com este motor, o Hurricane atingiu 342 mph (550 km/h). O primeiro Hurricane Mk IIA de produção entrou em ação em setembro de 1940. A segunda etapa da modernização foi melhorar o poder de fogo aumentando o número de metralhadoras para doze, resultando no aparecimento da versão Mk IIB. Paralelamente, foram realizados trabalhos de adaptação da asa à instalação dos canhões Hispano-Suiza HS.404 de 20 mm. A versão armada com canhão, marcada como Mk IIC, apareceu nas unidades 242, 3 e 257 da RAF em março de 1941 e foi produzida sem grandes alterações até julho de 1944. Um total de 4.711 máquinas Mk IIC foram produzidas, servindo em quase todas as frentes durante a segunda Guerra Mundial. A aeronave, projetada como interceptador, foi adaptada ao longo do tempo para o papel de intruso, caça noturno (também foi criada uma versão equipada com radar), caça de porta-aviões, avião de ataque e bombardeiro leve e durou mais tempo nas unidades de primeira linha nesta última função. A versão Mk IIC também se tornou o ponto de partida para a versão antitanque Mk IID, equipada com dois canhões Vickers S de 40 mm e o Mk IV – uma versão de assalto especializada que poderia transportar bombas ou foguetes. Uma versão tropicalizada foi utilizada fora do teatro de operações europeu, equipada com um filtro de poeira distinto. Os pilotos da Força Aérea Polonesa encontraram o Hurricane Mk IIC já no outono de 1941, durante a troca de posto no Esquadrão Nº 87. Em 1943, exemplares únicos foram enviados para o Esquadrão de Caça-Reconhecimento Nº 318 e, em abril de 1944, todo o Esquadrão Nº 309 polonês foi equipado com este tipo e operando em campos de aviação na Escócia em serviço de patrulha.

Agradecimentos: Grzegorz Cieliszak, Troy Smith, David J. Turner

Fonte: Manual do kit

O Kit

O novo Hurricane da Arma Hobby tem uma excelente qualidade de injeção, sem falhas ou rebarbas, com detalhes nítidos e perfeitamente adequados a escala. Chama a atenção a representação tantos dos rebites negativos tanto quanto dos positivos, de uma forma ainda não vista nesta escala.

Os detalhes da fuselagem asas e superfícies de controle são muito bons, não só os rebites são bem representados, mas a representação das áreas enteladas é bastante convincente com um aspecto muito realista. Os ailerons e flaps são fixos, mas os lemes vertical e horizontal podem ser montados em posição de acionamento.

O interior é muito bem representado, assoalho, detalhes laterais, estrutura interna, assento manche, pedais, painel de instrumentos e colimador, tudo com ótimos detalhes. Cintos e instrumentos são fornecidos em decais, mas a representação dos cintos é pobre e vai demandar alguma coisa melhor que fique a altura do resto das peças. Todo o conjunto vai ser montado diretamente sobre o centro das asas e será inserido por baixo da fuselagem. Apenas o painel de instrumentos e alguns detalhes laterais devem ser colocados antes de fechar a fuselagem.

O porão de rodas é todo detalhado, com ótima representação incluindo o sistema pneumático. As pernas do trem de pouso têm uma ótima representação, bastante detalhada. As portas têm detalhes externos e internos e a rodas, bipartidas, incluem a representação das inscrições na banda lateral. Temos ainda duas bequilhas, ambas bem representadas.

Nos detalhes externos a hélice tem uma boa representação com dois tipos de spinner. Os canhões tem uma representação adequada que poderá ser melhorada com o uso de peças alternativas e o mesmo vale também para os escapamentos. O grande radiador central tem uma boa representação das grelhas que é suficientemente realista para o que se poderá ver. Temos ainda antena, abafador de chamas e uma boa representação da parte interna dos faróis.

Como complementos externos temos um par de bombas ou tanques externos com seus respectivos cabides

As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translucidas e sem distorções, com duas peças representado a parte móvel, uma para representar o canopy fechado e outra aberto. Ainda nas transparências temos as luzes de navegação das pontas das asas, o refletor do colimador e dois tipos de espelho retrovisor. Faltam as peças para fazer a luz traseira e a dorsal, representadas apenas como peças sólidas. Incluso no kit vem uma folha com as máscaras para pintura do canopy e rodas.

Os decais, impressos pela Techmod, são de ótima qualidade com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro, permitindo fazer 3 versões diferentes, como ilustrado no manual.

O manual é grande (A4), todo colorido, com ilustrações claras e bem distribuídas, facilitando muito o trabalho de montagem. Falta apenas um mapa das arvores com a indicação do número das peças.  

Conclusão

O novo Hurricane 1/48 da Arma Hobby é um kit excepcional, a riqueza e a delicadeza dos detalhes, principalmente na representação dos rebites, positivos e negativos, ainda não foi vista em qualquer outro Hurricane nesta escala. Fica claro, pela forma como foi feito, que já existem outras variantes em vista, é melhor já ir separando lugar na pilha.

Obrigado à Arma Hobby pelo exemplar deste review

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.