O avião
O Fw 190F-8 foi uma variante de caça-bombardeiro de ataque ao solo, desenvolvida diretamente a partir do caça A-8, movido pelo motor BMW 801D-2 desenvolvendo 1.677 hp (1.250 kW). O Fw 190F-8 tinha um injetor do compressor ligeiramente modificado, permitindo maior desempenho em baixas altitudes. O armamento consistia em dois canhões MG 151/20 de 20 mm nas raízes das asas e duas metralhadoras MG 131 de 13 mm (0,51 pol) no nariz acima do motor. Havia quatro racks sob as asas, ETC 50, capazes de transportar bombas e foguetes, enquanto o rack da linha central da fuselagem, ETC 501, poderia servir como provisão para uma bomba de até 500 kg.
O kit
Este é o relançamento do 190F-8 inicialmente lançado em 2016, agora na nova versão Profipack, com nova embalagem e com decais em que o filme pode ser removido depois da aplicação.
O interior é bem detalhado com pedais, manche, painel, consoles. Uma série de detalhes como cintos, alavancas, comandos são fornecidos na folha de fotogravados.
Os detalhes da fuselagem e das asas são muito bons, com linhas de painel finas e rebites adequados a escala. Os ailerons e o leme da deriva podem ser representados acionados, mas as demais superfícies de controle são fixas. Antes de fechar as duas metades das asas, deve-se abrir os furos para o encaixe dos armamentos que se pretende instalar.
O motor tem detalhes simples, mas quase nada poderá ser visto depois da montagem devido as aletas que ficam atrás da hélice. O anel de fechamento frontal está representado em duas peças e isso melhora a representação. O conjunto de descargas é representado em uma peça separada, mas não tem as aberturas de saída.
As rodas são bem representadas com a parte interna e pneus separados. Os porões de roda têm todo o fechamento interno e mostram corretamente a passagem das armas. As portas têm detalhes internos e as pernas e os acionadores do trem de pouso tem uma boa representação.
O conjunto de acessórios oferece bombas de 500 kg, 250 kg, foguetes e tanque externo alijável.
As transparências são de ótima qualidade, finas, perfeitamente translucidas e sem distorções. Sendo um kit Profipack, temos um conjunto de máscaras para auxiliar a pintura.
Incluídas estão duas folhas de fotogravados, uma colorida com cintos, os detalhes internos já citados, e uma segunda com complementos para as bombas, trem de pouso e antenas.
Os decais são de ótima qualidade com cores sólidas e sem falhas de registro. Vale noatar que a Eduarda não está mais fornecendo a suástica completa, que vinha numa parte destacável da folha, mas apenas a versão bipartida. Com os decais é possível escolher entre 5 aeronaves conforme ilustrado no manual.
O manual, no ótimo padrão da marca, pode ser visto aqui.
Conclusão
A versão F8 do Fw-190, especializada em ataque ao solo, é bastante interessante e melhor ainda nesta versão completa da Eduard.