Fw 190A-8 1/48 “Profipack” – Eduard # 82147

Eduard # 82147

O FW 190A-8

O FW 190 dispensa apresentações. Basta lembrar que os projetos da última geração de caças aliados com motor a pistão (notadamente os Hawker Fury / Sea Fury e Grummann F8F Bearcat) foi fortemente influenciada pelo avião que causou um verdadeiro terror quando surgiu nos céus do Front Ocidental em 1941.

O A-8 foi a última versão do 190 com motor radial produzida em massa e começou a ser entregue às unidades nos primeiros meses de 1944. Era basicamente similar ao A-7, só que dotado de um tanque extra à ré do cockpit, que podia ser usado para combustível ou água/metanol e o pitot deslocado para a extremidade da asa. A posição do pitot e o painel circular sob a fuselagem que dá acesso ao tanque estão entre os principais elementos para a identificação visual da versão.

O armamento padrão dos A-8 era composto por duas metralhadoras de 13mm MG 131 na capota entre o motor e o cockpit e quatro canhões de 20mm MG 151/20 nas asas. Diversos exemplares tinham os canhões externos das asas removidos, o que aliviava peso e tornava os aviões mais ágeis e velozes para missões de combate a caças inimigos. Por outro lado, muitos A-8 foram adaptados para o combate a bombardeiros, recebendo blindagem extra e/ou armamento reforçado pelos canhões MK 108 de 30mm.

Mais de duas mil unidades foram fabricadas do A-8, tornando-a versão mais produzida do Focke Wulf 190. Sua produção continuou até a derrota final da Alemanha na II Guerra.

O kit

A primeira impressão que tive ao examinar as árvores deste kit foi de déjà vu. A concepção deste kit é muito semelhante à do (excelente) FW 190 1/72 da Eduard, do qual já montei alguns há não muito tempo, praticamente um scale-up.

A Eduard vem organizando a sua série de FW 190A de uma forma inteligente. Por meio de uma estratégia de fornecer algumas árvores comuns e outras específicas para cada versão, é possível montar os kits com maior facilidade e precisão, sem problemas como recortes para receber minúcias entre as muitas variantes. Neste review apresentamos uma visão geral do kit, com destaque para as peças que diferenciam os FW 190A-8 das demais versões.

As árvores comuns são as denominadas A, B, C e N (esta última contando as transparências). Especificamente para o A-8, o kit traz as árvores I (asas) e S (fuselagem).

Os consoles laterais do cockpit (PE23  e PE24) parecem um pouco menos elaborados que as peças em estireno C15 e C20, que trazem detalhes mais próximos aos de diversas referências (como, por exemplo, o Fugzeug-Handbuch do FW 190A-8). Uma opção, um pouco mais trabalhosa mas com potencial para proporcionar um resultado mais acurado, é usar as peças C15 e C20 pintadas e depois decoradas com os decais 41 e 42. A peça C20, curiosamente, traz o relógio moldado na posição correta, mas o decal C42 não o representa; o relógio está no canto inferior do decal 40 – basta recortar e aplicá-lo no lugar correto.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.