Fw 190 A-8, Eduard, 1/72, Royal Class

R0012

Esta é a versão Royal Class Quatro Combo do novo Fw 190 A-8 da Eduard. Como já é o padrão deste combo a caixa contém as peças para se fazer 4 modelos completos, incluindo decais, folhas de fotogravados, mascaras de pintura, peças em resina e alguns extras.

As partes injetadas veem em três sacos plásticos com as árvores, o primeiro com 4 arvores de transparências, o segundo com 4 arvores contendo as peças menores, e um terceiro contendo 5 árvores com as asas, fuselagem e superfícies de controle.

Não há diferença entre as arvores nos sacos 1 e 2 e as peças já foram mostradas no review do Fw 190 A-8 Profipack, que pode ser visto aqui.

Já o terceiro saco contém várias novidades a começar pelo fato de que são cinco arvores e não quatro como era de se esperar, ou seja, temos cinco conjuntos de fuselagem e asas para se fazer 4 modelos. A razão disto está no fato de que as arvores contem diferenças entre si tanto nas asas como na fuselagem. As duas arvores C tem a fuselagem do 190 A-8 inicial, a asa superior com 4 bolhas e a inferior com a bolha incorporando a porta de ejeção de cartuchos. A duas arvores E tem a fuselagem com placas de blindagem lateral, as asas superiores com 4 bolhas e as inferiores com as bolhas, mas com as portas de ejeção dos cartuchos deslocadas para a asa. A única arvore I tem a fuselagem sem as placas de blindagem lateral, as asas superiores com uma bolha e as inferiores sem bolha além de conterem no bordo de ataque furos apenas para as armas internas. Assim é possível montar 3 versões diferentes do 190, O A8 padrão, o A8/R2 Sturmbock (blindado) e o A8/R11 versão de caça noturno. Além destas é possível montar um A-8 modificado, com a armamento externo das asas retirado.

As diferenças

No que tange a diferença nas fuselagens é fácil entender, com a boa performance do A8 em ataque ao solo, foram feitas modificações para se melhorar sua blindagem, a mais visível foi a adição de placas na lateral da fuselagem.

Já a diferença entre as asas é mais complexa, vou colocar aqui, traduzida, a informação publicada no INFO EDUARD de dezembro de 2015. Além do texto lá tem ilustrações mostrando cada caso o que facilita a compreensão.

O Fw 190 A-8 foi fabricado em duas variantes: Com as asas chamadas Padrão, que permitia a instalação de 4 canhões de 20 mm MG 151/20 e com as chamadas asas Universais, que permitiam a instalação alternativa: Com quatro MG 151/20 ou com dois MG 151/20 na parte interna e dois MK 108 de 30 mm na parte externa. Para abrigar a arma de maior calibre foram adicionadas bolhas retangulares na parte superior da asa. Ambas as asas podiam ser equipadas com uma certa variação na configuração do armamento.

Para ajudar o modelista a Eduard fez esta lista que indica que peças usar para cada uma das variantes possíveis, também indicando qual caixa Overtree permite fazer cada versão.

Asa Padrão Fw 190 A-8 com 4 MG 151/20, coberturas do canhão na face inferior com ejetores de cartuchos assimetricamente integrados a bolha da cobertura.

Para esta configuração use a peça C14 (arvore 70110c) para a parte de baixo e as peças 113 e 115 (árvore 710110 I) para a parte de cima. (Overtree 70114x)

Asa Universal Fw 190 A8/R2 com as MG151/20 montadas na raiz da asa e dois MK 108 30mm montados na parte externa. Na parte de baixo a cobertura dos Mk108 com bolhas lisas e portas de ejeção dos cartuchos de 30mm na asa, do lado interno as coberturas. Bolhas retangulares na parte de cima da asa onde estão montados os Mk 108.

Para esta configuração usa a peça E14 (árvore 70110 E) e as peças E13 e E15 (árvore 70110 E) Overtree 70112x

Asa universal Fw 190 A-8 com quatro MG 151/20. Cobertura dos canhões na face inferior com ejetores de cartuchos assimetricamente integrados as bolhas. Ejetores de cartucho dos MK 108 fechados por placas retangulares. Cobertura dos canhões externos na face superior retangulares.

Para esta configuração use a peça C14 (árvore 70110 C) e os fotogravados PE 25 (para cobrir os ejetores) e as peças C13 e C15 (árvore 70110 c) Overtree 70111x

Asa Padrão FW 190 A-8, com dois canhões MG 151/20 na raiz das asas. Cobertura inferior dos canhões externos sem a bolha e sem os ejetores de cartuchos. Parte de cima da asa sem as bolhas retangulares externas.

Para esta configuração use a peça 114 (arvore 70110 I) e as peças 113 e 115 (arvore 70110 I). Overtree 70115X

Asa Universal FW 190 A-8 com dois canhões MG 151/20 montados na raiz das asas. Tampa inferior dos canhões externos lisa e com os ejetores fechados por chapas retangulares. Bolhas retangulares na parte exterior das asas mantidas mesmo sem as armas.

Para esta configuração use a peça 114 (arvore 70110 I), o fotogravado PE 25 (para cobrir os ejetores) e as peças C13 e C15 (arvore 70110)

Além das arvores injetadas a caixa traz uma série de acessórios:

Resina

Um conjunto com oito rodas, dois pares de cada tipo, inicial e final. As rodas são muito bem feitas com ótimos detalhes, dando uma vida a mais ao modelo pronto.

Fotogravados

São oito folhas, quatro iguais para se detalhar os flaps abertos, três para detalhes gerais das versões A8 e uma para detalhes gerais da Versão A-8/R11. A diferença entreaas últimas está na disposição e tipo de instrumentos no painel.

A folha dos flaps é bem detalhada e certamente dará uma vida extra ao modelo, no entanto para a sua instalação ser preciso alguma cirurgia no kit.

As folhas de detalhes gerais contem painéis de instrumentos, alavancas, manetes, cintos, pedais, antena, pinças do trem de pouso e outros pequenos detalhes.

Mascaras

Uma única folha em papel autoadesivo amarelo, contem mascaras para 4 canopys, e oito pares de rodas.

Decais

 Os decais impressos pela própria Eduard vem em duas folhas, uma maior contendo as marcações principais e outra menor contendo apenas os estênceis. O decais são muito bem impressos em filme fino, sem falhas de registro ou cores. Com eles é possível se fazer 12 opções de pintura:

    Fw 190A-8 Pilotado por Josef Priller , numa passagem famosa sobre as praias do Dia D

    Fw 190A-8 Pilotado por Hans Dortenmann OC do 2./JG 54 França junho de 1944.

    Fw 190A-8 JG 301 Norte da Alemanha, Maio 1945.

    Fw 190A-8 Pilotado por Rudolf Artner, 9./JG 5, Noruega, primavera de 1945.

    Fw 190A-8 Pilotado por Alfred Bindseil, 6./JG 1, Alemanha, primavera de 1944.

    Fw 190A-8 9./JG 54 França , verão de  1944.

    Fw 190A-8 W/N 73372, II./JG 300, Alemanha, primavera de 1945.

    Fw 190A-8/R2 W/N 681323 Pilotado por Friedrich-Karl Frank, II.(Strum)/JG 4, Alemanha Setembro de 1944.

    Fw 190A-8/R2 Pilotado por Wilhelm Moritz CO of IV.(Sturm)/JG 3, Alemanha, Julho de 1944.

    Fw 190A-8/R2 Pilotado por Lixfeld, 6./JG 300, Alemanha, fins de 1944.

    Fw 190A-8/R2 Pilotado por Willi Maximowitz, IV.(Sturm)/JG 3, França, Junho 1944.

    Fw 190A-8/R-11 Pilotado por Günther Migge, 1./NJGr.10, Alemanha, 1944.

Extras

Como nas ultimas versões Royal Class a caixa também contém dois extras muito interessantes.

O primeiro é uma taça em cristal da Bohemia, com borda dourada e o emblema de um esquadrão de que tenha usado o Fw 190 A-8, que varia de caixa para caixa, além do desenho de um Fw 190.

O segundo é um pedaço de um Fw 190 A-8/R2, abatido em 11 de setembro de 1944, pilotado por Friedrich-Karl Frank, que sobreviveu a queda, mas morreu em um acidente pouco depois. O pedaço vem preso em um pedestal contendo a identificação do avião, a data da queda e é acompanhado por um certificado de autenticidade assinado pelo diretor do Museu Aéreo de Praga.

Conclusão

Um Lançamento completo da Eduard, abordando 3 variantes do FW 190 A8, e com diversos extras, vai certamente agradar a quem gosta deste avião.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

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