Créditos da Foto: www.fokkerdr1.com
Um pouco de história:
Foram pré-produzidos dois triplanos, designados por F.I. Estes aviões, da série 102/17 e 103/17, foram os únicos a receber o nome de F.I. Chegaram a Markebeeke, Bélgica no dia 28 de Agosto de 1917. Richthofen, voou no 102/17, pela primeira vez a 1 de Setembro de 1917 e abateu dois aviões inimigos nos dois dias seguintes. Disse a Kogenluft (Kommandierenden der General Luftstreitkräfte) que o F.I era muito satisfatório.
Na primeira vez que o triplano esteve em combate durou pouco tempo. Kurt Wolff, Staffelführer da Jasta 11, foi atingido no 102/17 a 15 de Setembro e Werner Voss, Staffelführer da Jasta 10, foi morto no 103/17 a 23 de Setembro. A produção das máquinas, designadas por Dr.I, começaram em Outubro. Estes aviões eram idênticos ao F.I. Todos os aviões foram entregues a esquadrões como o Richthofen’s Jagdgeschwader 1.
O Dr.I ofereceu uma melhor maneabilidade. Os lemes e os controladores de elevação eram simplesmente poderosos e conseguia virar a uma velocidade surpreendente. Vizefeldwebel Franz Hemer da Jasta 6 disse, “O triplano foi o meu avião de combate preferido porque tinha todas as qualidades de voo que um avião pode ter.”
(Fonte: Wikipédia)
Sobre o Modelo:
Esse não é o primeiro modelo do Fokker Dr.I lançado pela Eduard a ser objeto de review aqui na APRJ, esta é a segunda versão Weekend nessa escala e que se diferencia da primeira em relação as marcações e opções de pintura, pois o modelo continua sendo o mesmo com a mesma qualidade e características típicas da Eduard, mas mesmo assim iremos fazer a apresentação do modelo. A outra versão Weekend a qual me referi pode ser consultada no link ao lado Fokker Dr.I 8492
Dentro da caixa iremos encontrar encontrar uma folha de decal com possibilidade para duas marcações e duas pinturas, três sprues e uma folha de instrução dentro do padrão das versões Weekend tendo como fato marcante que as versões antigas das instruções de modelos Weekend eram em P&B e nessa caixa temos uma versão colorida.
Os detalhes dos modelos da Eduard são sempre muito bem feitos e com um padrão de qualidade que já segue a empresa a muito tempo. Podemos observar nas peças menores o refinamento com a injeção e em pequenos detalhes que mesmo em uma escala como a 1/48 poderiam terminar de forma mais grosseira.
Por ser uma versão Weekend, a Eduard apresenta apenas duas opções de pintura nessa caixa, sendo um pilotado pelo tenente A. Raben do Jasta 18 e a outra aeronave pilotada pelo tenente Hans Korner do Jasta 19.
A folha de instrução apesar de pequena no tamanho, como sempre é bem diagramada e com uma boa apresentação sem dificuldades no entendimento para cada etapa da montagem desse belo modelo. As indicações das cores são sempre feitas com base nas tintas da Gunze e essa folha pode ser consultada no link ao lado: Instrução Fokker Dr.I
Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!