Bf-110 G-4, Eduard, 1/72, Weekend

7465

O Avião

A versão Bf 110F provavelmente teria sido o último estágio evolutivo de um projeto que estava ficando obsoleto na época, se o sucessor, o Me 210, tivesse sido bem-sucedido. Mas o oposto era verdadeiro. O Me 210 foi uma decepção e assim o desenvolvimento do Bf 110 continuou. A nova versão, designada G, recebeu motores DB 605B de até 1.475 HP (1.085 kW) de potência. Ele também atualizou o armamento e passou por algumas mudanças aerodinâmicas. Vários kits de conversão de campo (Rust-satze) foram desenvolvidos, tornando a versão G a mais versátil de todos os Bf 110s. A mais numerosa de todas as sub versões foi o caça noturno Bf 110G-4 de três lugares equipado com o radar FuG 202/220 Lichtenstein combinado em alguns casos com os canhões Schrage Music de disparo ascendente. Normalmente, eram dois canhões MG FF de 20 mm, mas também foram usadas instalações de campo MG 151/20 do mesmo calibre ou canhões MK 108 de 30 mm. O Bf 110 G-2/R1 poderia até mesmo usar um canhão BK 3.7 Bordkanone de 37 mm montado em uma cápsula sob a fuselagem. Houve uma série de combinações de antenas de radar, arranjos da Schrage Music e outras melhorias técnicas devido aos Rustsatze mencionados, bem como kits e melhorias Umrust-Bausatze. Foram construídos 2.293 Bf 110G entre dezembro de 1942 e abril de 1945.

Fonte: Manual do kit.

Dando continuidade aos relançamentos da sua linha de Bf-110 1/72 a Eduard Lança a gora a versão G-4 de caça noturna na versão weekend. O kit é basicamente o mesmo das versões anteriores, cujos detalhes podem ser vistos neste review.

As modificações em relação ao modelo anterior se resumem a duas arvores, numa vem uma nova fuselagem, novo bico, os escapamentos da versão noturna e as novas derivas. Todas as peças necessárias para se montar a versão G-4 de caça noturno. Além disso, vem os canhões de 20mm a serem montados dentro da carlinga para tiro vertical, num arranjo conhecido como  Schräge Musik. Na outra árvore vem as antenas do radar FuG 220, que pode ser montado nas versões 2b e 2c. Além disso, vem uma folha especial de PE para ser usado como na montagem das antenas do radar.

As peças novas seguem o mesmo padrão de qualidade das anteriores. As antenas em especial são muito bem detalhadas.

Os decais, como de hábito, de excelente qualidade, tem o filme fino e são impressos sem problemas de registro e o filme pode ser retirado após aplicação. São oferecidas as seguintes versões:

Como complemento, vendido a parte, a Eduard tem esta folha de fotogravados coloridos com detalhes para melhorar a representação interna da cabine, com painéis, cintos , miras e alguns outros externos como grelhas e antenas. SS781

Conclusão

Mais um relançamento do ótimo Bf-110 da Eduard na 1/72, agora na versão G-4.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.