Bf 109G-10 Erla “Profipack” 1/48 – Eduard # 82164

Eduard # 82164

O kit: Bf 109G-10 WNF/Diana

O Bf 109G (Gustav) foi um sucessor direto do Bf 109F. A principal diferença era o motor DB 605 mais potente, que era um desenvolvimento posterior do DB 601. Havia várias versões e subversões do Bf 109G e seu desenvolvimento estava chegando ao novo estágio com a variante Bf 109K (Kurfurst). Para a Kurfurst foi preparada uma nova unidade DB 605D, no entanto, esta também foi utilizada para uma solução provisória que foi desenvolvida na fábrica de Erla. Foi baseado na estrutura do projeto G-14, que apareceu em julho de 1944, como substituto do G-6, incorporando todas as melhorias do G-6. O motor DB 605D, como o DB 605AS, recebeu um supercharger maior do DB 603, bem como controle automático de rpm do supercharger dependente da altitude. Os motores DB 605D foram instalados exclusivamente em conjunto com resfriadores de óleo maiores do tipo FO 987, um tanque de óleo maior de 54 litros e uma entrada de ar do compressor maior. A produção do Bf 190G-10 começou no outono de 1944, as características comuns também incluíam radiadores de asa ALF 907C, maiores em vez do ALF 750B original, maior entrada de ar para o compressor e hélices maiores do tipo VDM 9-12159, com pás de hélice mais largas. Um canopy com a estrutura simplificada Erlahaube e um leme alto também se tornou padrão. O Bf 109G-10 foi produzido nas fábricas de três empresas: Erla Leipzig, Messerschmitt AG Regensburg e Wiener Neustadter Flu-gzeugwerke. A aeronave Erla diferia dos exemplos de outros fabricantes, pois ostentavam capotas de motor diferentes. Faltava as carenagens de bolha para a frente e abaixo das pilhas de escape. Estes foram necessários pelo cárter do motor ampliado e diferentes linhas de óleo. Mas a fábrica Erla projetou novas capotas, enquanto WNF e Mtt Reg. aplicou as carenagens originais. Cerca de 2.600 unidades do Bf 109G-10 foram produzidas, a produção terminou em março de 1945.

Entre os lançamentos do mês de março, a Eduard reeditou o modelo do Bf 109G-10 Erla “Profipack” na escala 1/48, agora com o novo padrão de embalagem da linha “Profipack”. Apresentando alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O interior da cabine de pilotagem é belamente detalhado, a superfície externa do caça é finamente detalhadas. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy e das rodas.

Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, com o novo filme que pode ser retirado após a aplicação, fazendo com que as marcações copiem perfeitamente os detalhes em baixo relevo do modelo. Com ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 5 possíveis pinturas do lendário caça alemão. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rapidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.

O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do Bf 109G-10 Erla, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual completo.

Recomendo fortemente esse kit para os amantes da Luftwaffe que tenham alguma habilidade e equipamento para realizar pinturas mais intrincadas e que dominem a aplicação de peças fotogravadas, necessárias para um acabamento à altura do kit.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.