Avia S-199 Canopy Erla

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Os primeiros S-199 produzidos diferiram pouco do desenho do Bf 109G/K, exceto pelo motor e pelas mudanças no capô. Estes incluíam extensões longitudinais estreitas para as protuberâncias ovais originais acima das metralhadoras, devido à montagem do motor mais volumoso e teve a entrada de ar para o carburador movida de bombordo para estibordo. A frente da fuselagem também foi modificada para combinar melhor com o spinner de menor diâmetro. No entanto, não demorou muito para que as mudanças começassem a ocorrer. As mais visíveis foram a substituição do radiador de óleo padrão por um trocador de calor sob o piso do cockpit e a mudança do canopy de abertura lateral original “Erla Haube”, para um deslizante traseiro semi-bolha. Este último melhorou a visibilidade e aumentou espaço na área da cabeça do piloto também. No entanto, muitos dos S-199 mantiveram seu canopy Erla Haube, embora estivessem equipados com o trocador de calor em vez do resfriador de óleo. Outra mudança no design foi o ângulo das rodas que mudou em relação às pernas do trem de pouso principal. Originalmente, as rodas eram quase paralelas com as pernas do trem de pouso em vista frontal. Esta posição era desvantajosa para taxiar em superfícies de concreto, então a posição foi alterada para a posição quase vertical. O armamento também mudou. Inicialmente, consistia em apenas duas metralhadoras MG 131 de calibre 13 mm acima do motor, posteriormente algumas aeronaves receberam outro par destas, montadas na asa. Finalmente, os canhões de calibre MG 151/20 de 20 mm montados em gondolas foram instalados sob a asa em vez das metralhadoras da asa.

O kit

Os kits do S-199 foram inicialmente lançados numa versão dupla que já vimos aqui, depois veio a versão Profipack com canopy bolha e agora temos a versão Profipack com o canopy “Erla”.

O kit é o mesmo já visto na versão dupla, todas as observações feitas naquela review, servem aqui. Sendo um kit Profipack temos além das arvores injetadas, uma folha de fotogravados, máscaras para pintura de canopy e rodas e seis versões diferentes nos decais.

A folha de fotogravados tem uma diferença para a que veio na versão dupla. Existe nela um gabarito para recortar o porão de roda de forma a representar o modelo K e mais uma peça para representar as forrações internas costuradas. Em ambos os caso será preciso fazer uma pequena cirurgia no kit conforme mostra o manual, caso se deseje fazer as versões A,B,C ou D.

A folha de decais é bem impressa, com cores sólidas e sem falhas de registro, o filme é do tipo que pode ser retirado após 24 horas ou mais da aplicação.

O manual, em papel de ótima qualidade, muito bem impresso, pode ser visto aqui.

Conclusão

O S-199 da Eduard é um ótimo kit, com uma qualidade de injeção muito boa e com uma ótima engenharia na distribuição e desenho dos engates nas peças , o que facilita muito o trabalho de montagem.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

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