Avia S-199, Canopy Bolha, Eduard, 1/72

70151

Depois do lançamento das duas versões do S-199 no kit dual combo que pode ser visto neste review, agora a Eduard está lançando os mesmos kits em versões individuais na linha Profipack. O primeiro é o S-199 com a versão de canopy bolha.

O kit é muito bem injetado, com linhas de painel finas, rebites e detalhes nítidos e em escala. Num bag temos duas arvores que trazem as fuselagens, no outro temos as outras arvores que trazem as asas e o restante das peças do kit.

O interior é muito detalhado temos assento manche, consoles, pedais, acionadores e painel de instrumentos (complementado com decais) injetados. Outros detalhes são fornecidos na folha de fotogravados. Isso é complementado por detalhes gravados nas laterais internas da fuselagem. Todo interior pode ser montado e encaixado depois da fuselagem fechada sendo inserido por baixo antes de encaixar as asas.

As asas têm ótimos detalhes, os flaps, ailerons, slats e radiadores são peças separadas. Isso também vale para os lemes verticais e horizontais que tem uma boa representação das superfícies de controle. O leme vertical tem duas configurações dependo da versão que se vai montar. O porão de rodas é bem detalhado, com as paredes internas em peça separada e detalhes gravados na parte inferior das metades superiores das asas. Vale notar que caso se desejar instalar os canhões sob as asas é preciso abrir os furos antes de fechar as duas metades. Os canhões têm boa representação, inclusive com detalhes internos, mas os canos são sólidos, também são fornecidas as pontas das metralhadoras que aparecem sobre o capo do motor bem como as armas das asas.

O trem de pouso é bem representado, tem rodas e calotas separadas e as portas têm detalhes externos e internos, os tubos do óleo de freio são fornecidos na folha de fotogravados. São fornecidas duas bequilhas, uma padrão e outra mais longa.  Temos ainda dois tipos de tanques externos, ambos com boa representação. A hélice e o spinner são peças separadas com boa representação. As descargas também são bem representadas, com bons detalhes, mas não tem as saídas abertas, fazer isso o nunca é uma operação fácil de realizar. Outros pequenos detalhes, com antenas e a manivela do assistente de partida do motor tem boa representação perfeitamente em escala.

As transparências são de boa qualidade, perfeitamente translucidas e sem distorções, trazendo além do canopy, as luzes de navegação e o refletor do colimador. Neste conjunto temos também as máscaras de pintura tanto para as transparências como para as rodas.

Uma folha de fotogravados coloridos traz o painel de instrumentos e acionadores alternativos, cintos, tubos de óleo, grelhas dos radiadores e outros pequenos detalhes.

A folha de decais é bem impressa, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro, com ela é possível fazer 6 versões diferentes conforme ilustradas no manual.

O manual segue o padrão Profipack da Eduard, com a história do avião, mapa das arvores, o passo a passo bem detalhado dentre outros detalhes que podem ser vistos aqui.

Conclusão

Ainda que não tenha sido um avião bem sucedido, o S-199 teve um desenvolvimento peculiar, importância histórica relevante e pinturas bem variadas. Isso tudo aliado a alta qualidade do kit da Eduard faz deste conjunto uma opção muito interessante.

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.