
RUSSIAN 9K723 ISKANDER-M TACTICAL BALLISTIC MISSILE MZKT CHASSIS – UA72105

RUSSIAN 9K728 ISKANDER-K CRUISE MISSILE MZKT CHASSIS – UA72032
O sistema Iskander de mísseis está entrando em operação nas Forças Armadas russas, e até 2020 será a plataforma padrão para diversos mísseis táticos ou de cruzeiros do arsenal russo, utilizando o chassi do caminhão MZKT. Os primeiros modelos à entrarem em operação são o M – com um míssel tático, e o K, com um míssel ‘cruise’ de longo alcance, e que está gerando polêmica com a OTAN, pois pode carregar ogivas nucleares e atingir a maior parte da Europa.
Os dois modelos – principalmente o M – já estão em operação com as forças russas na Síria, e – apesar das promessas iniciais do governo russo de não exportá-lo devido à capacidade de carregar armamento nuclear – a Armênia já é a primeira nação estrangeira a recebê-lo.
OS KITS:
Como a única coisa que difere entre os dois kits são os mísseis, estes dois lançamentos serão tratados como um só neste review.
O nível de detalhamento dos modelos é muito bom para a escala, no tradicional plástico cinza da Modelcollect, que é um pouco mais mole do que deveria, mas não atrapalha o processo de montagem.
O Chassi MZKT:
Compreende a cabine (incluindo até peças para o motor – que não fica visível) e o compartimento dos mísseis – cabem dois em cada tipo. As rodas são em borracha e muito bem detalhadas. As transparências também são de boa qualidade, e quanto aos decais, são a folha genérica que acompanha a maioria dos caminhões russos modernos da Modelcollect.
A folha de fotogravados contém peças apenas para o MKZT (e não para os mísseis), e conta inclusive com limpadores de parabrisas!
E aqui, a única, mas significativa, crítica ao kit. O compartimento dos mísseis é detalhado, mas estranhamente os kits não foram feitos para serem montados abertos – ou seja, ou você nem se preocupa em montar e colocar os mísseis no lugar, ou terá que fazer um trabalho em ‘scratch’ para detalhar os suportes das portas do compartimento na posição aberta para lançamento (ver fotos acima).
O manual mostra claramente isso:
O ISKANDER-M:
É um míssel tático, com uma ogiva convencional de 700 kilos (ou uma ogiva nuclear de 50 kilotins) e alcance de 500 kilometros. Tem a capacidade de ficar alterando sua trajetória em vôo para confundir as defesas inimigas e pode ter seu alvo redesignado durante o trajeto. Quanto ao kit, os dois mísseis são bem detalhados, e de acordo com as fotos, bem fiéis ao original.
O ISKANDER-K:
Trata-se de um míssel de cruzeiro, com capacidade tanto convencional quanto nucelar, com alcance entre 500 a 2.000 kms (dependendo da versão). O kit contem os dois tubos lançadores e um míssel, que seria uma peça para ser exposta fora, porque dentro do tubo ela não seria vista mesmo. Ou seja, como o tubo também não dá para ser visto…
Quanto aos manuais, seguem o padrão da empresa. Cada kit vem com uma sugestão de pintura, tendo sempre as tintas da AK como referência.
CONCLUSÃO:
A MODELCOLLECT traz mais dois significativos veículos russos modernos para sua coleção. O que não dá para entender é porque eles não fizeram melhor o compartimento dos mísseis…