
O Veículo
O M142 HIMARS é um sistema lançador múltiplo de foguetes leve desenvolvido no início da década de 1990 para o Exército dos Estados Unidos e montado em um caminhão militar padrão. Ele tem a capacidade de transportar até seis foguetes GMRLS ou um míssil MGM-140 ATACMS. O sistema também é intercambiável com o MLRS M270A1, levando metade da carga de foguetes. O lançador do sistema é capaz de ser transportado pelas aeronaves Airbus A400M e Lockheed C-130 sendo chassi do lançador produzido pela BAE Systems, enquanto o sistema de lançamento dos foguetes é produzido pela Lockheed Martin.



O Kit
A qualidade da injeção da FOREART é excelente, os detalhes são nítidos e perfeitamente adequados a escala sem falhas ou rebarbas.
A cabine vem em peça única com o interior separado, nele temos os assentos, painel de instrumentos, volante e coluna de direção. Tanto as portas de acesso como a tampa superior são peças separadas que podem ser montadas abertas, e para isso tem os detalhes na face interna. Completa o conjunto, as transparências que devem ser colocadas antes do fechamento do assoalho. Detalhes como grade e limpadores de para-brisa (o kit também oferece a opção injetada) são fornecidos na folha de fotogravados. Temos ainda alças, espelhos e a lente dos faróis incluída na arvore das transparências.














Os chassis são extremamente detalhados, braços da suspensão, eixos de suporte e transmissão, motor, escapamento, feixe de molas, radiador e outros detalhes, está tudo muito bem representado. Esta parte da montagem ocupa sete etapas do manual o que mostra o grau de detalhamento da representação.





















Os pneus e rodas são fornecidos como peças em resina 3D, com uma ótima representação. Também em resina dois jerrycans e um acessório para representar um tubo de lançamento aberto.




O conjunto do lançador também tem uma representação bastante detalhada e permite seu posicionamento tanto em repouso como em posição de disparo, para isso são fornecidas peças alternativas bem como um míssil.














As transparências são de boa qualidade, sem falhas ou distorções



Uma folha de fotogravados inclui detalhes como grades, antena, limpador de para-brisa e outros pequenos detalhes.

A folha de decais é bem impressa, sem falhas de registro e com cores sólidas e inclui marcações e estênceis para 4 versões diferentes conforme mostrado no manual

O manual é bem impresso, com mapa das arvores, um passo a passo bem diagramado e com um bom número de etapas para deixar as instruções de montagem fáceis de seguir.








Conclusão
Em pouco tempo tivemos o lançamento de 3 kits do HIMARS na escala 1/72. O da Dragon é uma representação bem simplificada. O da Meng , apesar de ter um detalhamento melhor, sofre de algumas simplificações importantes, as portas e escotilhas são fechadas, as alças de aceso laterais são um bloco moldado na cabine (uma representação bem ruim) os pneus são de borracha entre outros problemas. O kit da FOREART, ainda que mais caro, é sem dúvida a melhor representação deste veículo na 1/72, não só pela qualidade da injeção, mas pela riqueza e qualidade dos detalhes.