
Separar as peças das arvores dos kits é sempre uma tarefa delicada e que pode causar danos, muitas vezes difíceis de serem reparados. Um bom corte também diminui o trabalho de acabamento das peças. Entre os diferentes métodos para se fazer este trabalho está o uso de alicates próprios para o hobby. As características são, a precisão, facilidade de uso devido ao formato apropriado e principalmente a qualidade do corte das lâminas que separam as peças sem danificar o plástico.
Dentre os alicates disponíveis os produtos da Tamiya sempre se destacaram pela ótima qualidade que apresentam e aqui vamos ver dois modelos disponíveis, o 74123, ou simplesmente 123 e o 74035, ou simplesmente 35. Ainda que ambos sejam parecidos, eles têm diferenças tanto no formato das lâminas quando no desempenho do corte.
Semelhanças
Ambos são de corte reto, o que significa que as lâminas têm a face de corte plana o que garante um corte bem rente a peça reduzindo ou eliminando a necessidade de lixamento da peça solta. Ambos têm o cabo emborrachado e as lâminas são mantidas abertas por uma mola. Ainda em ambos o fechamento das lâminas é perfeito sem qualquer falha de alinhamento o que garante o bom acabamento do corte
Diferenças
As diferenças começam pela própria embalagem, no modelo 123 existe a indicação de que é apropriado para cortar peças pequenas enquanto o 35 tem indicação de uso geral. O 123 tem o acabamento em aço escovado brilhante enquanto o 35 tem o acabamento em aço escovado mais escuro. Comparando lado a lado é fácil ver por que o 123 é indicado para peças pequenas, ele tem a ponta mais fina e mais comprida o que facilita o posicionamento em lugares mais confinados, como em geral estão as peças pequenas nas árvores. O 35 por outro lado tem as lâminas mais curtas e espessas, o que o faz mais resistente para cortar partes mais grossas.
Um teste simples para se ver a qualidade do alicate é fazer um corte numa galha de cor forte. Na face cortada, a parte do plástico que não tem modificação na cor foi apenas cortada, a parte que fica com a cor modificada, esbranquiçada, além do corte sofreu compressão o que significa que pode ter sido deformada. Quanto mais concentrado e intenso o embranquecimento, maior foi a deformação causada durante o corte. Assim, quanto mais o plástico conserva a cor original e/ou quando menos intenso e mais espalhado está o embranquecimento tanto melhor é o corte da lâmina.
No teste o corte do 35 apresentou um sinal de deformação mais concentrado no centro e 123 uma deformacão mais difusa e um corte mais homogêneo, mas ambos forneceram um corte limpo e sem falhas. Para efeito de comparação acrescentei a foto abaixo do corte do mesmo material com um alicate comum, mas de boa qualidade, que ainda assim mostra quão danificada ficou a superfície de corte.
Conclusão
Ambos são excelentes ferramentas com ótimo acabamento e boa empunhadura. Como se pode ver são ferramentas complementares, cada uma servindo melhor a um proposito. Se puder ter os dois é o melhor dos mundos, caso opte por ter apenas um deve-se escolher pelo tipo de uso mais frequente que se pretende dar a ferramenta.
Nossos agradecimentos à Hobbyeasy pelo envio do kit para review
