O Veículo
Estimulados pelo sucesso dos canhões autopropulsados alemães na Rússia os húngaros resolveram desenvolver a sua própria versão utilizando o chassi do tanque 40M Turam. Dois protótipos foram desenvolvidos, um com um canhão longo de 75 mm, o Zrinyi I 44M, projetado como carro antitanque, e outro com um canhão curto de 105 mm o Zrinyi II 40/43M para a função de carro de apoio a infantaria. O primeiro não passou do estágio de protótipo, mas o segundo foi colocado em produção tendo cerca de 60 unidades produzidas.
O kit
O kit da IBG representa 40/43M , nesta caso com saias na lateral, existe outro kit, igual sem estas saias. A qualidade da injeção é excelente, sem falhas ou rebarbas, com detalhes muito bem reproduzidos, nítidos e em escala. O cano do canhão é moldado aberto e com os furos de ventilação da boca. O casco é muito bem detalhado com os rebites e as dobradiças das escotilhas muito bem representadas, a grade de ventilação do motor também tem ótimos detalhes. O único problema aqui é que todas as escotilhas são moldadas fechadas, um trabalho a mais para que gosta de fazer os veículos abertos. As rodas são bem representadas e as esteiras injetadas são excelentes com detalhes nas duas faces. Ferramentas e outros acessórios são moldados em separado o que dá mais realismo ao conjunto. As saias laterais são fornecidas em fotogravado de ótima qualidade e são presas ao veículo por pequenos suportes também em metal. Estas peças são muito pequenas, cortar e colar cada uma delas vai requer bastante cuidado e atenção. Completa o conjunto uma folha de decais, bem impressa, com cores sólidas e sem problemas de registro, permitindo fazer uma única versão.
O manual, em papel de boa qualidade, traz o mapa das arvores, o passo a passo da montagem em boas ilustrações e a indicação de pintura em 5 vistas coloridas.
Conclusão
Mais um belo lançamento da IBG de um blindado pouco conhecido que vai ficar muito bem em qualquer coleção de militaria 1/72.
Agradeçemos a IBG Models pelo kit deste review