The Ultimate Tempest 1/48 – Eduard Limited Edition #1164

Eduard #11164

Introdução

O Hawker Tempest II foi um desenvolvimento da série de super caças da Hawker para a Real Força Aérea que tem origens no Typhoon, ainda em 1938. Embora muito bem-sucedido, o Typhoon sofria de uma grande limitação de velocidade em função do perfil escolhido para as suas asas. A solução encontrada pela equipe de Sydney Camm foi adaptar uma nova asa, de fluxo laminar. Um novo nome, Tempest, foi atribuído a essa variante.

As dúvidas sobre o motor Napier Sabre que equipava os Typhoon ainda eram bastante presentes quando da concepção do Tempest, que desde o início foi encomendado com uma variedade de motorizações.

A primeira opção (Tempest I) era o Sabre IV. O radial Bristol Centaurus IV equiparia o Tempest II, o Rolls Royce Griffon IIB (depois o 85) equiparia o Tempest III, o Griffon 61 o Tempest IV e o Sabre II – o mesmo que equipava os Typhoon já operacionais – equiparia o Tempest V.

Não surpreendentemente, o Sabre II já estava maduro o suficiente e em produção, e acabou sendo a motorização adotada pelos primeiros Tempests operacionais a partir de 1944. Somente esses viriam a ser empregados em combate na II Guerra.

O Sabre IV e a adaptação dos Griffon ao Tempest resultaram no cancelamento dos projetos dos Tempests I, III e IV. Já a variante equipada com o Centaurus demonstrou excelente potencial, resultando num avião mais limpo aerodinamicamente e mais veloz. Junto com uma nova variante equipada com o Sabre V que recebeu o nome de Tempest VI, esse seria o caça britânico que substituiria os temporários Tempest V assim que possível.

Com o fim da Guerra na Europa, os Tempest II foram designados para servirem como parte do Comando de Caça na defesa das Ilhas e nas forças de ocupação na Europa (BAFO). Um destacamento seria enviado para o Extremo Oriente para tomar parte na Tiger Force, criada para apoiar a invasão do Japão. Para essa operação algumas adaptações se fizeram necessárias, como a adoção de um filtro de ar “tropical” para operação a partir de bases avançadas, reforços estruturais nas asas para receberem foguetes, bombas e tanques auxiliares e a instalação de garrafas de água à ré do cockpit como parte de um kit de emergência.

Os Tempest II baseados na Europa foram substituídos ao longo de 1949 por jatos Vampire. Um único esquadrão, o 33, manteve seus Tempest II por mais algum tempo, sendo enviados para a Malásia onde cumpriram missões enfrentando a guerrilha comunista local entre 1949 e 1951, quando seriam substituídos por DH Hornets.

Depois do fim da Guerra, 180 dos 452 Tempests II produzidos foram baseados na Índia e Paquistão. Após a independência desses países, os Tempests II lá localizados foram cedidos para a formação das novas forças aéreas. Várias das células baseadas na Europa foram reformadas e vendidas para Índia e Paquistão, que os empregaram nos conflitos de fronteira que se seguiram às independências. Por volta de meados dos anos 1950 os últimos Tempests II indianos e paquistaneses foram descarregados. Alguns sobrevivem em museus e coleções particulares até hoje.

O kit
O kit consiste em oito árvores de peças em poliestireno injetado (das quais duas são transparentes), uma folha de peças fotogravadas coloridas, uma folha de máscaras autoadesivas pré-cortadas, manual de instruções e um livro de referência. Todo esse material vem acondicionado separadamente em sacos plásticos reusáveis dentro de uma ampla caixa em cartolina com tampa separada, esta plastificada e ostentando uma bela ilustração de um Tempest II em ação.

Nesta Edição Limitada da Eduard, a grande atração é o livro “The Ultimate Tempest” que o acompanha. O livro é assinado por Christopher Thomas, uma das maiores autoridades mundiais sobre a família Typhoon / Tempest e autor de diversos outros livros sobre esses aviões. O livro tem 80 páginas em tamanho A4, impresso em papel de ótima qualidade e com excelente acabamento. Os textos são concisos e todos em inglês. As fotografias são muito abundantes e com ótimas legendas, o que amplifica sobremaneira a experiência da leitura.
Os capítulos tratam da concepção e desenvolvimento do Tempest II, camuflagem e marcações dos diversos operadores, um histórico da atuação do Tempest II nos diversos teatros onde foi empregado, as biografias de alguns pilotos notáveis do Tempest II e uma seção com detalhes, em parte retirada dos manuais da aeronave. Uma referência excelente e que merece fazer parte da coleção de qualquer aficionado pelo Tempest em particular e pelos aviões de sua época.

Além do livro e dos decais com outras opções de decoração, o kit contém essencialmente as mesmas peças oferecidas pelas edições Profipack # 82124 – Tempest Mk.II early version e #82125 – Tempest Mk.II late version. Ambos os kits foram objeto de reviews pela APRJ e podem ser acessados, respectivamente, nos links #82124 e #82125. Uma novidade desta Edição é a possibilidade de se montar modelos de ambas as versões do Tempest II.

Com relação aos kits do Tempest V, temos três árvores totalmente novas, com as asas (J), fuselagem (K) e uma com peças específicas para o Tempest II (L). As árvores A, D, E, F e G são comuns a ambos os kits.

Uma evolução notável foi a tentativa de resolver o que, na minha humilde opinião, é o maior problema do kit dos Mk.V: a estranha emenda nos flaps das asas provocada pela tentativa de manter o fillet do bordo de fuga o mais afiado possível. No kit do Tempest II, na árvore J essa emenda acontece muito mais próxima do bordo de fuga, o que deve melhorar sobremaneira a aparência das asas montadas sem a necessidade de retrabalhar intensamente a área – ou adquirir algum acessório. Outro aspecto relevante da asa do Tempest II foi a opção de moldar o pitot integrado ao bordo de ataque da asa, o que muito provavelmente acabará resultando em algum tipo de acidente durante a montagem para vários modelistas.

O motor Centaurus é apresentado de forma muito esquemática, apenas um painel, que pintado adequadamente deve proporcionar um efeito suficiente em uma montagem “curbside” como a proposta pelo kit. Modelistas muito minuciosos podem desejar superdetalhar o motor, mas francamente isso só será um esforço válido se se desejar exibi-lo com a capota aberta – assunto para um grande conjunto de detalhamento ou um trabalho de mestre em scratch.

Os painéis de instrumentos do cockpit são ligeiramente diferentes entre os Tempests V e II, e o kit oferece as peças necessárias para representar essas diferenças – que de qualquer forma são pouco visíveis a olho nu e perceptíveis apenas por olhares treinados de especialistas em caças da Hawker do período. O kit oferece, como de costume, a opção de se montar os painéis em plástico, pintá-los e adicionar decais para representar os instrumentos – o que proporciona um visual mais “3D” – ou usar fotogravados pré-pintados, que dão um acabamento excelente para a escala e talvez um pouco menos de trabalho (para os que estão acostumados com fotogravados, pelo menos). Uma opção ainda menos trabalhosa é adquirir um conjunto de painéis “pronto”, como os da linha Zoom da Eduard.

O diferencial mais notável dos Tempest II “early”, como chama a Eduard, reside na ausência das aberturas para o filtro de ar “tropical” na parte superior da fuselagem, logo à ré do motor e à vante do tanque de combustível e do cockpit. Esse detalhe é representado pelas peças L5 (sem filtro) ou L4+PE35 (com filtro e detalhe adicional em fotogravado). Outro ponto de identificação da versão “early” é a ausência do tanque duplo de água localizado no cockpit, logo à ré da placa de blindagem para a cabeça do piloto. Elas são representadas pelas peças L19 e L29, que somente devem ser adicionadas na versão “late”.
De resto, as normais diferenças de equipamentos subalares como tanques de combustível suplementares e foguetes RP-3 de 60 libras. Esses itens eram intercambiáveis de acordo com a missão e são oferecidos para o modelista fazer as suas escolhas com base nas instruções e referências.

A folha de fotogravados tem o mesmo conteúdo das oferecidas nas demais edições do Tempest II, mudando apenas o título da folha que identifica o kit do qual faz parte. O mesmo se aplica à folha de máscaras adesivas pré-cortadas. Ambos os itens seguem a tradicional qualidade da Eduard, impecáveis.

Os decais são divididos em duas folhas exclusivas, com estênceis e marcações comuns aos Tempest II e marcações específicas para cada uma das dez opções de montagem. A impressão é perfeita e as cores aparentemente corretas. Os decais do nosso exemplar foram fabricados com a mais recente tecnologia da Eduard, que permite a retirada do filme do decal, deixando apenas a “tinta” e um acabamento excepcional. Esse sistema tem causado alguma polêmica, com vários modelistas relatando problemas quando da remoção da película. Ainda não tive a oportunidade de experimentar essa implementação da Eduard, mas por via das dúvidas é prudente ter alguma prática com essa nova tecnologia antes de usá-la de forma definitiva num modelo.

O manual de instruções é composto por 24 páginas com impressão a cores em papel couché e formato A4. O manual apresenta instruções básicas de segurança, simbologia, um mapa das peças, uma tabela de cores referenciada com as tintas para as linhas da GSi Creos (Gunze Sangyo) e Mission Models, as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura e ilustrações dos dez esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso seguindo o padrão já tradicional da Eduard. Clique aqui para fazer o download do manual.

Opções
Dez opções de decoração são oferecidas para o modelista. Três delas são de aviões “early” (1, 2 e 3) e sete para Tempests “late” (4 a 10):

1 – MW835, W/Cdr Charles H. Dyson, CO do Southern Sector, RAF Middle Wallop, Hampshire, Grã-Bretanha, 1946
2 – MW800, S/Ldr Frank W. M. Jensen, CO do No. 54 Squadron, RAF Chilbolton, Hampshire, Grã-Bretanha, junho de 1946
3 – PR527, RDF (Radio Direction Finding), R&D Unit, Chakeri, India, Janeiro de 1947
4 – PR736, S/Ldr Dennis C. Usher, CO do No. 16 Squadron, BAFO, Fassberg, Alemanha, 1946–1948
5 – PR788, S/Ldr R. N. G. Allen, No. 33 Squadron, Operação Firedog, Kuala Lumpur, Malaysia, Fevereiro de 1948
6 – PR674, W/Cdr Frank R. Carrey, CO da No. 135 Wing, BAFO, Fassberg, Alemanha, Agosto de 1948 – fevereiro de 1949
7 – A139 (ex PR809), No. 14 Squadron, Royal Pakistan Air Force, Paquistão, 1949
8 – HA547, No. 7 Squadron, Royal Indian Air Force, Índia, 1949
9 – HA426, No. 7 Squadron, Royal Indian Air Force, Jammu, Índia, dezembro de 1948
10 – PR836, F/Lt Michael P. O. Blake, No. 3 Squadron, Royal Indian Air Force, Kolar, Índia, 1946–1947

Em conjunto temos um interessante painel dos diversos teatros e épocas nas quais os Tempest II foram empregados: No Comando de Caça da RAF, baseado nas Ilhas Britânicas (Opções 1 e 2), Força Aérea Britânica de Ocupação na Europa (BAFO), opções 4 e 6, RAF na Índia (opção 3), Operação Firedog – Contra insurgência na Malásia (opção 5), Real Força Aérea Paquistanesa (opção 7) e Real Força Aérea Indiana (opções 8, 9 e 10).
Boa parte deles ostentam a camuflagem padrão Ocean Grey / Dark Green / Medium Sea Grey, ao passo que alguns são pintados com alumilack e o avião paquistanês é pintado com o esquema de deserto Dark Earth / Middle Stone / Azure Blue. Cada uma tem o seu charme e é plenamente justificável investir um pouco mais e adquirir um overtree e alguns outros itens para aproveitar melhor a folha de decais.

Conclusões
Pelo livro que o acompanha, trata-se de um kit absolutamente indispensável para os modelistas interessados na história do Tempest II – dos mais avançados caças com motor a pistão jamais construídos.
As dez opções de decoração e os itens do kit permitem a construção de um modelo rico em detalhes que completará qualquer coleção de caças representativos operados pela RAF e forças aéreas da Índia e Paquistão no período imediatamente posterior à II Guerra Mundial.
Aproveite e garanta o seu o quanto antes!

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.