Sopwith F.1 Camel (BR.1)
Os Camels com motor BR.1 eram os mais populares entre os pilotos e muito procurados. O design da Bentley, embora baseado no Motor Clerget 9B, tinha cilindros de liga leve e não só era mais potente, como também mais confiáveis do que o original, graças à ignição dupla. Mais do que isso, o BR.1 era mais barato para o Almirantado e para o gabinete de Guerra, pois os pagamentos de licença para Clergets, tornavam essas unidades bem mais caras. O aumento da potência foi resultado do aumento do curso e o aumento do diâmetro do motor. Embora o BR.1 ainda se encaixasse na tampa do motor dos Clerget, uma tampa específica para os motores BR.1 também foi preparada, mas usada muito raramente. O BR.1 era o motor padrão para esquadrões RNAS, mas como essas unidades não foram produzidas na quantidade necessária, a maioria dos pilotos RFC tiveram que usar Clergets.
Entre os lançamentos de dezembro, a Eduard apresenta uma nova versão do novo modelo do Sopwith F.1 Camel da marca, na escala 1/48. Em 2003, a Eduard lançou seu primeiro modelo do Sopwith F.1 Camel – 1/48, porém, desde 2018 não lançava mais uma edição do modelo. Este ano foi anunciada a nova ferramenta do icônico caça inglês da WWI, que chegou no mercado em setembro. Apresentado em uma embalagem com o novo padrão de apresentação da linha “Profipack” , com uma bela arte na capa e um modelo completo em seu interior. Oferece 5 opções de pintura, fotogravado e máscara de pintura. Como de costume nos produtos da Eduard, o novo modelo do Sopwith Camel 1/48 apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes do motor, detalhes do armamento, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura.
O manual de instruções tem 16 páginas coloridas em papel couché, textos em checo e inglês, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura e as ilustrações dos esquemas de pintura, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o Manual.
Esta versão Profipack oferece 5 opções de pintura, são elas:
Acessórios BRASSIN para o Sopwith Camel
Junto com o lançamento do novo Sopwith Camel 1/48, a Eduard lançou vário acessórios em resina para adicionar realismo aos modelos, entre estes acessórios encontram-se os primeiros produtos da nova linha de acessório “Print”, que são acessórios impressos em impressoras 3D de resina. Uma nova tecnologia que levará os acessórios em resina a um novo patamar. As peças impressas em resina possuem uma ótima qualidade e impressionantes detalhes, permitindo ainda diminuir a quantidade de peças dos acessórios, superando os limites da moldagem em resina.
O primeiro acessório é um conjunto com duas metralhadoras US Colt Vickers para o novo modelo da Eduard. O conjunto é composto de quatro peças em resina cinza e uma folha de fotogravados com detalhes da metralhadora. Clique aqui para ver o manual.
O segundo acessório é um conjunto do motor Le Rhone para o caça inglês, da nova linha “Print” também composto de duas peças em resina, uma cinza e outra preta, de ótima qualidade, e uma folha de fotogravados com detalhes do motor. Clique aqui para ver o manual.
Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis este ótimo modelo da Eduard, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!