No começo dos anos 30 a Polônia sentiu a necessidade de um avião de reconhecimento/bombardeiro leve, depois de avaliar algumas propostas estrangeiras os poloneses optaram por um desenho próprio. A PZL adaptou se projeto para um avião civil, o PZL 13, e a partir dele desenvolveu o PZL 23. O P23 era construído todo em metal, com capacidade para 3 tripulantes podendo carregar bombas em cabides externos. Além da Polônia também adquiriram o avião a Romênia e a Hungria, mas nas versões de exportação, devido a necessidade da troca do motor, o avião tinha denominação de PZL 43. Ainda que fosse um avião moderno para sua época, ele já estava ultrapassado no inicio da 2ª guerra, e as unidades que o operavam sofreram pesadas baixas.
IBG que tinha já um bom portfólio na militaria 1/35 e 1/72, passou a produzir também aviões na 1/72, o primeiro foi o RWD-8, avião de treinamento e agora vem com um lançamento mais complexo, o PZL 23, em 3 versões, 23A, 23B inicial e 23B final, que é o objeto deste review.
A qualidade da injeção é muito boa, sem falhas ou rebarbas, com detalhes nítidos e linhas de painel com espessura boa para a escala, ainda que parecendo um tanto mais fundas do que o ideal. Os pontos de ligação entre as peças e as arvores são finos e facilitarão a separação das peças, o único ponto negativo aqui são as hélices com os pontos de ligação nas pás, nada que algum cuidado no corte e um pouco de lixa não possa resolver. O interior é bastante detalhado com assentos, manche pedais, rádio, alavancas, metralhadoras com seus suportes e painel de instrumentos em decais. Alguns detalhes internos do canopy são em fotogravados, o que vai demandar muito cuidado na montagem. O motor é razoavelmente detalhado, mas muito pouco se verá dele depois do kit montado. O trem de pouso permite a montagem com ou sem as capas de proteção. Além das metralhadoras, que tem detalhes básicos, mas adequados a escala, o kit contém um conjunto de bombas. As transparências são de ótima qualidade, finas e perfeitamente translúcidas. Uma pequena folha de fotogravados oferece alguns detalhes adicionais para o interior da cabine.
A folha de decais, impressa pela Techmod, é de ótima qualidade, filme fino, sem falhas de impressão e com cores sólidas. Com ele é possível fazer duas versões:
- 23º esquadrão de reconhecimento, 2º regimento aéreo do exército de Krakovia, setembro de 1939
- 41º esquadrão do 4º regimento aéreo, setembro de 1939
O manual é bastante completo, com mapa das árvores, instruções de montagem com vistas 3d e indicação de pintura em cores. O manual completo pode ser visto aqui.
Conclusão
Neste primeiro lançamento de um kit de aviação 1/72 mais complexo, a IBG fez um excelente trabalho. Um kit com muitos detalhes, tudo bem adequado a escala, ótimas transparências, decais muit bons e por fim um avião bastante interessante.
Agradeçemos a IBG Models pelo kit deste review