Mustang Mk.IV “Profipack” – 1/48 – Eduard # 82104

Eduard # 82104

Enquanto os alemães marchavam pela Europa, todas as fábricas britânicas estavam funcionando a toda velocidade para produzir caças e bombardeiros nos preparativos para o confronto inevitável. A RAF tinha seus Spitfires e Hurricanes mas não queria desperdiçá-los para propósitos de metralhamento ou reconhecimento, e assim, a fonte da aeronave adequada foi procurada em outro lugar. EUA tiveram a capacidade e o nível tecnológico para tal fornecimento, mas apenas Bell P-39 Airacobra e Curtiss P-40 Tomahawk foram considerados satisfatórios pela RAF, embora longe de ser perfeito. Além disso, o Curtiss não tinha capacidade para construir P-40s para RAF, então a North American Aviation (NAA) foi abordada pelos britânicos com pedido para fazê-lo. Presidente da NAA, James Kindelberger ofereceu o desenvolvimento de um avião completamente novo e após o trabalho preliminar da equipe de design liderada pelo designer-chefe Edgar Schmued (Alemão nascido na Áustria), os britânicos concordaram.

O projeto preliminar foi aprovado em 4 de maio de 1940, com montagem final e a instalação do motor começou em 9 de setembro (apenas 127 dias após a aprovação) e o primeiro vôo do protótipo NA-73X ocorreu em 26 de outubro. avião incorporou inúmeras novidades, como as asas de fluxo laminar, mas o motor usado (Allison V-1710-39 V12) foi superalimentado com um compressor de apenas um estágio, que limitou o uso efetivo do novo avião a baixos e médios níveis de altitude. A RAF escolheu o nome Mustang para o novo avião (que o US Army Air Corps adotou) e recebeu seu primeiro Mk.Is em outubro de 1941. O desempenho foi considerado satisfatório, pois o Mustang era mais rápido do que o Spitfire Mk.V e tinha mais do que o dobro do alcance.

Várias variantes do Mustang P-51 com motor Allison foram desenvolvidas, até mesmo o bombardeiro de mergulho A-36, . Para expandir sua versatilidade, o trabalho começou na Grã-Bretanha para ajustar o motor Merlin superalimentado de dois estágios no Mustang Mk.I. Os testes do protótipo foram promissores e tanto a RAF, quanto a USAAF, estavam interessadas. Como não havia capacidade para a produção adicional de Merlin no Reino Unido, a Packard, empresa que já construia os Merlins sob licença, foi abordada pela NAA e a equipe começou a projetar o Mustang movido pelos motores Merlin. Para ainda mais alcance, um tanque de 85 galões foi instalado atrás do assento do piloto. A produção começou na fábrica de Inglewood com a designação P-51B, em maio, e a nova linha de produção na planta NAA Dallas começou a fazer P-51C em agosto de 1943. Também o suprimentos para a RAF continuaram como Mustang Mk. III.

D de “Definitivo”

Os P-51B/C eram ótimos caças, mas não tinham visibilidade para trás e sofreram muito com gun jamming, então a equipe de design da NAA decidiu retrabalhar o Mustang novamente. A principal mudança foi o canopy bolha com o rebaixamento da fuselagem traseira. A asa foi reformulada para acomodar seis .50 ao em vez de apenas quatro e o novo arranjo de rampas de munição eliminou o problema de atolamento. Junto com algumas outras mudanças, o novo P-51D (Mustang Mk.IV para RAF) nasceu no final de 1943 e a produção começou em Inglewod (blocos de produção com -NA sufixo) e plantas Dallas (-NT). O D-5 foi o primeiro lote de produção além do -1NA (100 Mustangs desmontados enviados para a Austrália).

A série 5 manteve a forma do leme vertical do P-51B/C, mas causou problemas com a estabilidade longitudinal, devido a superfície traseira da fuselagem reduzida. Adicionar a barbatana dorsal resolveu o problema, iniciando a produção da série P-51D-10, enquanto um kit de conversão de campo foi distribuído às unidades que já usavam os P-51D-5s. Outra mudança significativa na série 10 foi a nova mira giroscópica K-14, que substituiu a antiga N-9. Para a série 20, a cobertura dos profundoresmudou de tecido para alumínio (a partir de fevereiro, 1945). Durante a produção, a bateria também se moveu da parte traseira da cabine ao nariz, abrindo espaço para o sistema IFF (Identificação Amigo ou inimigo). A partir da série 25, as asas foram equipadas com pontos de fixação para várias formas de foguetes e lançadores de foguetes para adicionar poder de fogo para ataques terrestres. 

Assassinos da Luftwaffe e Clube de Tóquio

O P-51D se tornou o verdadeiro governante dos céus onde quer que aparecesse, servindo como caça de escolta e patrulha, e também no ataque ao solo ou função de reconhecimento (variantes F-6). Uma das tarefas mais importantes de P-51D (blocos de produção 20 e 25) eram ataques de longo alcance para o Tóquio, conduzido pelo 15º, 26º e 506º Grupos de Combate do 7º Fighter Comando (The Sunsetters). No teatro europeu, as poderosas 8º, 9ª e 15ª Força Aérea produziram vários ases, como George J. Preddy Jr., o maior pontuador de todos os pilotos do P-51, com 23,83 kills. No total, foram produzidos 8.102 unidades de P-51D e 1.500 unidades de P-51Ks. Muitos deles permaneceram operacionais após a Segunda Guerra Mundial e serviram na função de perseguição e ataque mesmo durante a Guerra da Coréia.

O kit: Mustang Mk.IV e Mk.IVa

A RAF teve que esperar pelo Mustangs Mk.IV até o final de 1944, pois os Grupos de Caças da USAF tinham prioridade nas entregas. Dois primeiros Mustangs Mk.IV (TK586; TK589) foram enviados à RAF para avaliação em julho de 1944 e após, os primeiros lotes de trinta Mk.IVs e 200 de Mk.IVas foram entregues entre setembro de 1944 e janeiro de 1945. Os Mk.IVs foram desviados da produção do Bloco 5 e o Mk.IVas do Bloco 1 e Bloco 5. Mais tarde, os britânicos encomendaram outro lote de 900 Mustangs Mk.IV e IVa, dos quais 643 foram entregues antes que o pedido fosse encerrado em Agosto de 1945. Estes eram 392 Mustangs Mk.IVa do Bloco 10 e Bloco 15, e 251 Mustangs Mk.IV do Bloco 20. Todas as aeronaves foram construídas por a fábrica de Dallas e pintada em camuflagem de cores dos EUA, ou deixada em acabamento em pintura natural de metal/prata. Algumas das aeronaves foram repintadas posteriormente no esquema de camuflagem britânico.

Fonte: Manual do Modelo

 

O Kit

A Eduard iniciou uma série completamente nova de modelos do P-51D Mustang, na escala 1/48, com um molde novo de altíssima qualidade. O novo Mustang Mk.IV 1/48 apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O interior da cabine de pilotagem é belamente detalhado, a superfície externa do caça é finamente detalhadas. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy e um conjunto de peças de resina das rodas e dos suportes dos foguetes.

Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 6 possíveis pinturas do caça americano. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.

O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do Mustang Mk.IV, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual

Esta versão oferece 6 belas opções de pintura, são elas:

Conclusão

Dando continuidade a esta nova série do P-51D, a Eduard apresenta mais um exemplar desta nova sequência de modelos de primeira qualidade desse lendário e belo caça americano, agora com marcações da RAF. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit. 

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

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