Mig-21 PFM, Eduard , 1/72

70144

O avião

Em 1961, o interceptor para qualquer clima, MiG-21PF, foi introduzido na produção da Fábrica 21 em Gorky. Esta foi uma modificação do MiG-21F-13, na qual o telêmetro do radar foi substituído pelo radar RP-21 e a instalação de um tanque de combustível ampliado na fuselagem dorsal estendida atrás da cabine foi outra mudança. As opções de armamento foram expandidas para incluir mísseis antiaéreos RS-2US (AA-1 Alkali). Logo depois, começaram os trabalhos em outras melhorias, principalmente os flaps e o paraquedas de freio retrabalhado. O protótipo Je-7SPS foi usado para testes. A versão de produção foi designada MiG-21PFS e foi colocada em produção na Fábrica 21 em 1963. O protótipo Je-7SPS foi posteriormente usado para testar um sistema de armas modificado, onde o radar RP-21 foi complementado com uma mira óptica ASP-PF e uma mira Samosvet IR. O ASP-PF adquiriu dados de alvos por radar, o que aumentou a precisão dos mísseis AA guiados disparados contra alvos aéreos, bem como de ataques contra alvos terrestres usando mísseis não guiados e bombas. Além disso, o Samosvet permitia a busca e direcionamento de alvos aéreos em condições noturnas. Devido ao novo equipamento, a capota de uma peça foi trocada por uma de duas peças, que não tinha o vidro blindado de 62 mm no para-brisa. A capota de abertura lateral ganhou um periscópio para melhor visibilidade traseira. Como era necessário mais espaço para os aviônicos, o volume do tanque de combustível nº 1 teve que ser reduzido. O míssil antiaéreo R-35 (AA-2 Atoll) foi adicionado ao armamento. O protótipo Je-7SPS modificado foi redesignado Je-7M e concluído em 17 de outubro de 1962. Em 1964, após exames militares, o tipo foi lançado para produção em série sob a designação MiG-21PFM. Ele compartilhava uma cauda mais larga com a aeronave MiG-21PFS da 10ª série de produção e posteriores. Ambos também compartilharam a designação de código lzdelyie 94. Entre 1963 e 1966, um total de 944 MiG-21PFMs (Fishbed F) foram produzidos pela fábrica 21, mas esse número inclui a última série MiG-21PFS, que não diferiu externamente do PFM. Praticamente, todos os MiG-21PFMs e PFSs construídos pola Gorky foram reservados para a Força Aérea Soviética (VVS), enquanto as aeronaves para clientes estrangeiros foram construídas na fábrica nº 30 de Moscou. Embora o MiG-21PFM tenha sido projetado principalmente para missões de defesa aérea, também poderia transportar mísseis e bombas não guiadas. Mais tarde, decidiu-se instalar o míssil tático ar-terra Ch-66 (AS-7 Kerry) com orientação por feixe de radar. O motivo da escolha do MiG-21PFM foi o fato de ser a única aeronave de combate com radar presente nas unidades VVS da linha de frente. Um bom número de MiG-21PFMs soviéticos foram modificados para transportar dois Ch-66s em modificações feitas na fábrica. No entanto, esse armamento reduzia o desempenho da aeronave, limitava o envelope de voo e dificultava a pilotagem de uma aeronave tão armada.

Fonte: Manual do kit.

O Kit

Este é mais um relançamento da Eduard, o kit e as opções de decais são as mesmas da versão anterior que pode ser vista neste review. A únicas diferenças são a nova embalagem e o novo tipo de decais, que permitem que o filme seja removido depois de sua aplicação, melhorando bastante a representação.

O kit é o já conhecido Mig-21 da Eduard, com ótima qualidade de injeção, detalhes nítidos e em escala, e com várias opções de armamentos e tanques externos.

O decais, como já dito são do novo tipo, e com eles e possível fazer até 5 versões diferentes.

Sendo um kit Profipack temos também uma folha de fotogravados coloridos e mascaras para pintura.

Conclusão

Em pouco mais de dois anos a Eduard relança este kit, o que mostra a popularidade que atingiu, reunindo um ótima representação com decais e fotogravados e máscaras.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.