O tanque
O Leopard 2 é o principal tanque de batalha (MBT) alemão de terceira geração. Desenvolvido pela Krauss-Maffei na década de 1970, o tanque entrou em serviço em 1979 e substituiu o anterior, Leopard 1, como o MBT do exército da Alemanha Ocidental. Várias versões do Leopard 2 continuam a ser operadas pelas forças armadas da Alemanha, bem como em 13 outros países europeus e em vários estados não europeus ao redor do mundo, incluindo Canadá, Chile, Indonésia e Cingapura. Alguns países licenciaram o design do Leopard 2 para produção local e desenvolvimento doméstico.
Existem dois ramos principais de desenvolvimento do Leopard 2. O primeiro abrange tanques produzidos até o padrão Leopard 2A4 e são caracterizados por sua blindagem de torre vertical. A segundo, do Leopard 2A5 em diante, possui uma blindagem aplicada na torre em forma de flecha, juntamente com outras melhorias. O armamento principal de todos os tanques Leopard 2 é um canhão de alma lisa de 120 mm fabricado pela Rheinmetall, operado com um sistema de controle de tiro digital, telêmetro a laser, visão noturna avançada e equipamentos de observação. O tanque é alimentado por um motor diesel bi turbo V12 fabricado pela MTU Friedrichshafen.
Na década de 1990, o Leopard 2 foi usado pelo exército alemão em operações de manutenção da paz em Kosovo. Na década de 2000, as forças holandesas, dinamarquesas e canadenses utilizaram seus tanques Leopard 2 na Guerra do Afeganistão como parte de sua contribuição para a Força Internacional de Assistência à Segurança. Na década de 2010, os tanques turcos Leopard 2 entraram em ação na Síria.
Fontes: Wikipedia
O kit
O Kit da Vespid representa o Leopard 2 A7, já vimos aqui o A7V que tem muitas peças em comum com este kit, arvores A, B e C, mas arvore F é substituída pela E, uma das folhas de fotogravados é diferente assim como o casco que representa o APU menor.
A qualidade geral da injeção é muito boa, sem falhas, rebarbas ou desalinhamento nos moldes, com detalhes nítidos e perfeitamente em escala. O plástico é bastante macio, então é preciso cuidado na separação das peças, mas os pontos de contato são minimizados para facilitar este trabalho. O conjunto já inclui cano em metal, fotogravados e cabos metálicos como veremos a seguir.
A parte inferior do casco tem os amortecedores e os braços da suspensão separados. Ainda que tenha um pino para manter a suspensão alinhada, sendo separados, pode-se cortar os pinos guia e reposicionar as rodas para representar alguma interação com o terreno no caso de um diorama. As rodas e roletes de retorno são bem representados sem qualquer problema de centralização. Tanto a rodas tensora como a roda tratora tem uma boa representação e no caso da última os engates com as arvores podem ser facilmente cortados sem que interfiram com os dentes. As esteiras são formadas por segmentos longos, curtos, e elos individuais. Tudo muito bem representado tanto na face interna como na externa. No entanto na face interna temos algumas marcas de injeção que deveram ser tratadas, pois ficarão visíveis no modelo pronto.
A torre é bem representada, temos dois tipos de cano um injetado e outro em metal complementado por detalhe injetado. As placas de blindagem adicional são todas peças separada assim com os lançadores de fumaça e os diversos periscópios. Caso se queira representar a blindagem lateral aberta, vai ser preciso tirar as marcas internas de injeção. As portas das escotilhas são peças separadas e podem ser montadas abertas. Temos ainda a metralhadora da cúpula do comandante e o sistema de refrigeração na parte traseira da torre representado com peças injetadas e telas em fotogravados.
O casco é bastante detalhado com os faróis em peças separadas. Todas as ferramentas também são peças separadas e temos grelhas em fotogravados para a ventilação do motor. Os ganchos de reboque e os espelhos retrovisores também são peças separadas e estes últimos podem ser representados dobrados ou estendidos. Os cabos de reboque têm as alças injetadas e o corpo do cabo em fio metálico, mas de material pouco flexível. A blindagem lateral vem separada e temos várias presilhas em fotogravados, estas últimas peças, bem pequenas, vão exigir bastante cuidado ao instalar.
No kit temos duas folhas de fotogravados, com os vários detalhes que já foram mencionados acima.
A folha de decais é bem impressa sem falhas de registro e com cores sólidas. Com ela é possível se fazer duas versões, sem indicação de origem, conforme mostrado no manual.
O manual é no padrão da marca, com papel de ótima qualidade, mapa das peças e indicação de cores de 4 fabricantes de tintas. O passo a passo é muito bem ilustrado com destaque para o uso das peças em metal e todas as etapas bem descritas.
Conclusão
Mais um ótimo kit da Vespid, muito detalhado, com cano de metal e fotogravados, certamente fará um ótimo modelo.
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Obrigado à Vespid Models pelo exemplar deste review