O Fokker Dr.I foi desenvolvido a partir da observação do bem sucedido caça inglês Sopwith Triplane, que obteve grande sucesso nas mãos dos canadenses do 10º Esquadrão Naval, conhecido com “Black Fligth”. A configuração com três asas dava melhor visibilidade ao piloto bem como aumentava bastante a razão de subida. O sucesso do triplano inglês provocou ma corrida entre os projetistas alemães para produzir seu próprio triplano. O vencedor foi o Fokker V3 projetado por Reinhold Platz, um avião pequeno, leve e quase sem cabos de reforço.
O Dr.I foi inicialmente bem aceito pelos pilotos principalmente devido a sua grande maneabilidade e boa razão de subida o que permitia enfrentar de igual para igual os novos Sopwith Camel. No entanto dois problemas colocavam o avião em xeque, a falta de potência e, principalmente, recorrentes colapsos da asa superior que chegaram a suspender temporariamente a produção do aparelho. Estes problemas comprometeram o uso do avião em larga escala e assim poucas foram as unidades de caça totalmente equipadas com o Dr I.
A Eduard relançou, no mês de Julho, o modelo do mais famoso caça alemão da WWI, o Fokker Dr.I – 1/48, na versão “Profipack”. Como nos lançamentos anteriores, o Fokker Dr.I apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes do motor, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura.
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do avião germânico. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
O manual de instruções tem 16 páginas coloridas em papel couché, textos em checo e inglês, um breve histórico do Fokker Dr.I, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura e as ilustrações dos esquemas de pintura, tudo muito claro e bem impresso.
Esta versão Profipack oferece 6 opções de pintura, são elas:
Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis este relançamento da Eduard, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!