O avião
Ainda que seja certamente o mais conhecido avião da primeira guerra, muito devido a ser o último avião voado pelo “Barão Vermelho”, Manfred Von Richtofen, o Fokker Dr.I estava longe de ser um sucesso. Concebido em resposta o Sopwith Triplane o Dr. I logo se mostrou bastante lento e com um motor problemático devido a falta de lubrificantes adequados, mas o seu pior problema era a deficiência estrutura da asa superior, que sofria danos em voo e podia se quebrar, o que levou a morte de vários pilotos. Mesmo tendo sido retirados do fronte e levados de volta a fábrica, para sofreram adequações estruturais, os problemas na asa nunca foram completamente resolvidos e o modelo, que acabou com uma pequena produção de 320 unidades, foi gradualmente retirado do serviço ativo, ainda que alguns pilotos o usassem até o fim da guerra devido a sua grande capacidade de manobra.
O Kit
Este é mais um relançamento de um molde antigo da Eduard, o kit data de 2008, e ainda assim a qualidade geral é bastante boa. A injeção não mostra qualquer problema, falhas ou rebarbas, e os detalhes são bastante bons e adequados a escala.
Na parte interna temos assento, mancha pedais, estruturas laterais, comandos, porta mapas e uma bússola. Os cintos e alguns detalhes vêm na folha de fotogravados.
As asas e fuselagem tem bons detalhes com a representação das costuras, a curvatura do entelamento e os montantes são bem representados. As superfícies de controle são todas peças separadas o que permite representá-las na posição de acionamento.
O Motor tem uma boa representação dos cilindros e inclui os escapamentos e os tubos das válvulas. Também bem representadas são a hélice, com duas variantes, e a cobertura do motor.
As metralhadoras podem ser representadas usando a peça completa injetada, ou, para uma melhor representação, a culatra e o cano injetados e a jaqueta fornecida na folha de fotogravados, que precisará ser moldada na forma cilíndrica.
O para-brisa é formado por uma parte em acetato que deve ser cortada e montada numa base de fotogravado. Além do já citado a folha de fotogravados inclui os cintos e outros pequenos detalhes.
A folha de máscaras incluiu partes para a pintura das rodas e das listras da versão F do manual.
Os decais são bem impressos, com cores sólidas e sem falhas de registro, na nova apresentação que permita retirar o filme depois da aplicação. Com eles é possível fazer até 6 diferentes versões, as mesmas do caixa de 2017, apenas com o novo padrão de decais.
O manual, no Padrão profipack, com papel de ótima qualidade, pode ser visto aqui.
Conclusão
Além de ser um avião icônico, o Dr I está entre os kits mais fáceis de montar entre os aviões da primeira guerra. São poucas peças e principalmente devido a quantidade mínima de cabos que precisam ser instalados. Estas características fazem dele um ótimo kit para quem quer iniciar na área dos aviões da primeira guerra.