FM-2 Wildcat, Arma Hobby, 1/72

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O Grumman F4F-3/4 foi o principal avião de combate da Marinha dos EUA no início da guerra, mas quando a Marinha construiu seus novos porta-aviões, também foram introduzidos caças mais potentes (F6F e F4U), ainda assim faltava um caça leve para serviço em porta-aviões de escolta.  A Grumman projetou o protótipo XF4F-8 com construção leve, armamento reduzido para 4 MGs e motor mais potente, o P&W R-1830-86. Devido ao aumento do torque do motor o avião ganhou uma cauda vertical maior para melhorar a estabilidade de vôo. O desempenho do novo Wildcat foi significativamente melhor do que seu antecessor, mas apenas em baixas altitudes devido à falta de um supercharger de dois estágios.

As tarefas do FM-2 foram realizadas principalmente em um nível baixo: apoio aéreo aproximado, patrulha ASW (patrulha ati submarinos) e  CAP (patrulha de combate aéreo). O desempenho do novo Wildcat foi uma surpresa para os pilotos inimigos, ele poderia lutar contra o A6M5 Zero e o Bf-109G em igualdade de condições. A última série do avião tinha seis mísseis não guiados HVAR montados sob as asas. A nova produção do Wildcat foi feita nas fábricas da General Motors sob a nova designação FM-2. Iniciou o serviço no final de 1943 e serviu bem na Batalha do Atlântico e na Campanha das Ilhas  no Pacífico.  Um total de 4.437 FM-2s foram construídos, 65% de todas as versões Wildcat. 370 deles serviram na Marinha Real como Wildcat VI.

O FM-2 da Arma Hobby tem duas árvores, uma é comum ao F4F-4 que já vimos neste review, nela temos as peças que fazem o interior, as rodas, o trem de pouso, os profundores,  bequilha  e tanques subalares, tudo muito bem injetado, com detalhes nítidos e perfeitamente em escala.

Na nova arvore temos a fuselagem com a deriva redesenhada, as asas, o motor e sua cobertura, hélice, foguetes e o leme vertical.

As novas asas representam a modificação feita com a eliminação da arma mais externa. Tem ótimos detalhes inclusive na representação dos ailerons, moldados fixos na peça. Caso se deseje colocar os foguetes será preciso abrir os furos na parte interna da asas antes de fechar as duas metades. Os foguetes têm uma representação simples mas adequada, já montados nos cabides, sendo separadas apenas as aletas. Para uma melhor representação o ideal seria abrir a exaustão na traseira, já que esta vem fechada.

O motor, o Wright R-1820-56, tem ótimos detalhes nas duas faces da peça que representa o bloco, os tubos das válvulas estão representados na peça que cobre o sistema de redução e temos a representação do sistema de variação do passo da hélice. Os tubos de óleo vem da folha de fotogravados.

A hélice tem uma boa representação, mas como os pontos de contato com as árvores estão nas pás, é preciso ter cuidado ao separá-la na montagem. O kit fornece dois acabamentos dianteiros, que devem ser usados de acordo com a versão que se vai montar. O Leme vertical tem boa representação, sem exageros, e pode ser montado em posição de acionamento.

As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translucidas e sem distorções, ainda que o canopy venha em duas partes o manual não indica se pode ser montado aberto. Sendo uma versão Expert temos também um conjunto de máscaras para auxiliar na pintura tanto do canopy quanto das rodas.

Apequena folha de fotogravados, tem o painel, cintos, mecanismo do trem de pouso, alavancas, grelhas e tubulação de óleo do motor.

Os decais, impressos pela Techmod, são de ótima qualidade, com cores sólidas, filma fino e sem falhas de registro, incluem os instrumentos do painel, cintos, e estênceis, permitindo fazer até seis versões diferentes conforme mostrado no manual.

O manual em papel de ótima qualidade é muito bem impresso, contém a história do avião, indicação das arvores, mas sem o mapa com o número das peças e indicação de pintura com referência de 7 fabricantes de tintas. O passo a passo é bem ilustrado com detalhes coloridos para chamar a atenção de pontos importantes, com texto em polonês e inglês. Temos ainda os perfis coloridos em 4 vistas para auxiliar a pintura e colocação dos decais.

Conclusão

O kit da Arma Hobby é muito bom, seja na qualidade de injeção, seja na quantidade de detalhes.  Mais bem representado que os concorrentes, com detalhes finos e precisos, faltando talvez só a possibilidade de montar as asas dobradas.  Certamente vai fazer um ótimo modelo.

Também é possível obter este kit na versão mais simples, 70033, sem os fotogravados e máscaras.

Veja acessórios Eduard para este kit.

Obrigado à Arma Hobby exemplar deste review

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