F4F-3, Eduard , 1/48

82201

O F4F-3 Wildcat

O F4F-3 tinha o armamento padrão de quatro metralhadoras .50 (12,7 mm) nas asas. A asa não tinha mecanismo dobrável e o mau desenho da instalação das metralhadoras foi responsável por seus frequentes bloqueios. A escassez de superchargers de dois estágios levou à versão F4F-3A, com o motor P&W R-1830-90 com um supercharger de duas velocidades de estágio único. Essas aeronaves foram usadas em conjunto com o F4F-3 padrão, mas não eram populares entre os pilotos devido ao seu desempenho inferior (a velocidade máxima era de apenas 502 km/h). Em junho de 1942, 17 dos F4F-3 e um F4F-3A foram convertidos para o F4F-3P de reconhecimento fotográfico com uma câmera Fairchild F-56 montada atrás do assento do piloto no lugar do tanque de combustível de reserva, um exemplar foi equipado com flutuadores e designou o F4F-3S em fevereiro de 1943.

Fonte: Manual do kit.

O novo F4F da Eduard na 1/48 traz as características já conhecidas da marca, a injeção de ótima qualidade sem falhas ou rebarbas.

 Os detalhes das asas e fuselagem, como linhas de painel e rebites, são bem representados e perfeitamente em escala. As superfícies de controle têm boa representação do entelamento e todas, à exceção dos flaps, são peças separadas o que permite a sua montagem em posição de acionamento. Os canos das metralhadoras são fornecidos como peças separadas, com detalhes muito bons para a escala. Também incluídos estão os cabides das asas.

O interior da cabine é bastante detalhado, assento, pisos, painéis laterais console, pedais e encosto de cabeça tudo muito bem representado. Os painéis de instrumentos podem ser representados com peças injetadas complementadas por decais para representar os instrumentos, ou, neste caso, sendo um kit Profipack, pelos fotogravados coloridos.

À estrutura de suporte do motor é muito bem detalhada, com peças que aliam a boa representação da escala com precisão de injeção da marca. Uma pena que muito pouco possa ser visto disso com a fuselagem fechada.

O motor tem detalhes muito bons, com os tubos das válvulas em peças separadas. A cobertura do motor é feita por 3 peças, o anel frontal e duas metades laterais. No kit temos peças para outras variantes do avião, então precisa atenção no manual para ver que peças se deve usar. No caso da versão A será preciso fechar uma linha de painel criar uma nova. Esta última é uma tarefa complicada em uma superfície curva. A hélice tem uma boa representação, com os pontos de contato com as arvores na parte central, o que facilita o trabalho de separá-las das arvores.  Existe um detalhe em relevo que marca o limite das pontas amarelas das pás, ainda que isso facilite a pintura, será preciso remover este detalhe para uma representação mais realista.

O intrincado sistema do trem de pouso, tem uma ótima representação, mas as peças são muito delgadas e vai ser preciso bastante cuidado ao montar este conjunto. As rodas e pneus, em peças separadas tem boa representação o mesmo valendo para a bequilha com duas opções de roda.

As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translucidas e sem distorções. Tanto o colimador reflexivo quanto o de tubo estão representados facilitando o trabalho, bastando pintar as partes metálicas. Outro destaque são as luzes de navegação, elas já vêm com um pequeno pino que se insere nos furos existentes nas asas, isso facilita muito os trabalhos de instalá-las. 

O decais são da própria Eduard, com o filme que pode ser removido após a secagem. O filme é fino, com cores sólidas e sem falhas de registro. Com eles é possível fazer 6 versões diferentes conforme ilustrado no manual.

O manual é o conhecido padrão da Eduard e pode ser visto aqui, incluindo uma errata.

Conclusão

No geral o novo kit da Eduard é excelente, seja na fineza da reprodução das partes, seja na ótima representação dos detalhes.  Examinando as peças não utilizadas e a representação das asas e fuselagem em arvore a parte, já dá para antever que temos previsão para o lançamento de quase todas as versões deste avião.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.