O veículo
O E. B. R. é um veículo de reconhecimento de rodas 8×8 baseado no anterior Panhard AM 40 P/Model 201, um carro blindado leve nascido antes da Segunda Guerra Mundial, mas que permaneceu apenas no nível de protótipo. Após a guerra, o novo concurso para um carro blindado do pós-guerra viu a proposta da Panhard como vencedora contra duas outras empresas francesas. Enquanto os dois conceitos básicos desenvolvidos com o M.201 foram mantidos (8 rodas e torre oscilante), o novo carro blindado era um projeto novo, muito mais pesado (13 t vs 8), com uma tripulação maior (4 vs 2) e um canhão de 75 mm (vs 25 mm). Outras inovações incluíram novos pneus Michelin a prova de balas e com tubos Veil-Picard, que apresentam uma série de células cheias de nitrogênio, permitindo que absorvam os tiros sem ficar vazios. O casco blindado é montado em 8 rodas motrizes, com 4 rodas internas de metal, que podem ser levantadas para condução na estrada. As quatro rodas centrais têm aros de alumínio com garras de aço, separadas por blocos de borracha; com todas as oito rodas, a pressão no solo é de apenas 0,7 kg (1,5 lb) por 1 cm2 (0,16 pol2), armadura muito inclinada, e metralhadoras duplas dentro do nariz do casco e na traseira.
O E. B. R. tinha uma tripulação de quatro, dois motoristas (dianteiro e traseiro), um artilheiro e um comandante, ambos sentados na torre oscilante e era alimentado por um motor de 200 hp (150 kW) 6 litros, 12 cilindros, 6 horizontalmente opostos ,refrigerado a ar (com carburadores duplos e compressão de 6,6:1, permitindo que funcione com gasolina de baixa octanagem). Baseado no motor de automóvel de dois cilindros da Panhard, ele foi montado sob o piso do compartimento de combate, o que teve o efeito infeliz de exigir que a torre fosse removida para realizar grandes reparos no motor.
Fonte : Wikipedia
O Kit
O kit do EBR da ACE mostra a clara evolução da marca na qualidade de injeção. Os detalhes são nítidos, sem rebarbas, mesmo nas pequenas peças, e perfeitamente adequados a escala. Também não notei qualquer desalinhamento dos moldes. O casco e a torre são bem detalhados, mas apenas as escotilhas da torre têm as tampas separadas, permitindo a montagem aberta. A suspensão tem um detalhamento simples mas adequado ao tamanho do modelo e ao pouco que poderá ser visto. Os pisos antiderrapantes são bem representados e as ferramentas são peças separadas, o que melhora a representação e facilita a pintura. O cano do canhão tem o freio de boca dividido em três partes. Lançadores de fumaça e as bases das antenas também são peças separadas.
As rodas e os pneus têm uma boa representação, mas as rodas metálicas são uma combinação de peças injetadas com a banda feita por um tira de vinil, não sei se dará uma boa representação devido a escolha do material da banda que pode deformar na colocação.
Uma pequena folha de fotogravados traz alguns complementos para as peças injetadas, os retrovisores (sem o suporte) e os olhais de reboque.
Apequena folha de decais é bem impressa, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro. Com ela é possível representar 3 veículos diferentes conforme ilustrado no manual.
O manual, monocromático, tem o mapa das árvores, ilustrações grandes e bem desenhadas. Apesar de serem poucos passos o tamanho do desenho facilita a compreensão da montagem.
Conclusão
O kit do EBR da ACE tem bons detalhes e boa qualidade de injeção, mostrando a continua evolução da marca nestes aspectos. Isso, aliado a um objeto muito interessante, torna este kit uma boa opção para quem gosta desta escala.