O Veículo
O Mowag Eagle IV é baseado no chassi do Mowag Duro IIIP. Foi introduzido comercialmente em novembro de 2003 e recebeu seu COI (capacidade operacional inicial) em 2004 com o Exército Dinamarquês. Posteriormente, foi adquirido pelo Exército Alemão como um de seus principais veículos blindados de mobilidade.
Seu peso de combate chega a 7.600 kg, incluindo 2.400 de carga útil e proteção de alto nível, atendendo à proteção STANAG 4569 nível III e à proteção contra minas STANAG 4569 Nível IIa (6 kg TNT sob cada roda). A largura do veículo é menor que a do Humvee, o que permite que dois Eagle IVs, prontos para o combate, sejam transportados em um C-130 sem preparativos especiais. Até 2023, é a variante de maior sucesso comercial (587 veículos).
O Kit
Este é o primeiro kit 1/35 da Vespid que já ficou conhecida pelos ótimos kits na 1/72, veja estes outros reviews.
O kit é comercializado em duas versões a VS350001 e a VS350001S deste review, a diferença são as peças em resina 3D fornecidas na versão S.
A injeção segue o já conhecido padrão da marca na 1/72, ótima qualidade, sem falhas ou rebarbas, com detalhes nítidos e perfeitamente em escala.
O Chassis e muito bem detalhado, com todo o conjunto de transmissão bem representado incluindo molas, os amortecedores, barra de direção, estruturas tubulares, escapamento filtros e outros detalhes, alguns em fotogravados.
O conjunto de rodas é representado por pneus de borracha, montados em rodas injetadas, tudo bem detalhado. Sendo esta a versão S, temos também um conjunto de rodas+pneus em resina 3D, com detalhes muito bons e já com uma leve deformação para simular o peso do veículo sobre os pneus. Ainda que alguma linhas aparentem um falha na resina, isso é mais efeito da ampliação da foto, a olho nú nada disso fica perceptível e sumirá definitivamente depois da pintura.
A carroceria é representada em 3 partes, estrutura central, dianteira e traseira.
Na parte central temos a cobertura da cabine, com o teto cheio de detalhes, com antenas, portinholas, racks, o conjunto do armamento, lançadores de granadas e vários outros detalhes. As portas são separadas e as 4 podem ser montadas abertas. Os vidros são todas peças separadas bem com as hastes dos limpadores e os espelhos retrovisores. No interior o detalhamento é bastante completo. Desde a representação da chapa do piso, passando por painel de instrumentos, volante, bancos, radio, consoles, tudo com detalhes muito nítidos e bem representados. A parte interna das portas é detalhada o que permite sua representação aberta para melhor mostrar o interior. Os assentos têm detalhes muito bons, mas apenas um dos tipos deve ser usado nesta versão.
Na parte frontal temos o capo com os faróis e a grade dianteira, tudo em uma única peça, bem representada. Os espelhos são peça separadas e temos as lentes para os faróis e lanternas na arvore de transparências. As pequenas alças são também peças separadas.
Na parte traseira temos o compartimento de carga com a cobertura de lona bem representada em uma peça única.
As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translúcidas e sem deformações. Além dos vidros temos faróis e lanternas e o kit ainda inclui um conjunto de máscaras para facilitar a pintura com tudo já montado. Também é fornecida uma folha com acabamento espelhado, já cortada, para representar os espelhos.
A folha de fotogravados tem diversas peças, incluído grelhas, proteções, coberturas e outros detalhes.
A folha de decais é bem impressa, sem falhas de registro, com cores sólidas e filem fino, com ela é possível representar até 4 opções diferentes conforme ilustrado no manual
O manual é bastante completo, em papel de ótima qualidade e todo colorido, com o mapa das árvores e o passo a passo bem ilustrado, com caixas mostrando melhor certos passos da montagem. São 17 etapas que cobrem bem a montagem da grande quantidade de peças do kit.
Conclusão:
Como já dito este é o primeiro kit 1/35 da Vespid, além de terem escolhido um veículo bastante interessante, a representação das peças e a quantidade de detalhes só reforça a impressão de qualidade que já conhecemos nos kits 1/72. Certamente vai ter um lugar de destaque também entre os fabricantes de veículos militares 1/35.
Obrigado à Vespid Models pelo exemplar deste review