Bf-110 E, Eduard, Weekend, 1/72

7464

Em meados de 1940 foi desenvolvido o caça-bombardeiro Bf 110E (Zerstorer Jabo). Era capaz de transportar quatro racks ETC 50 de 110 lb (50 kg) sob a asa junto com o rack ETC 500 na linha central. Inicialmente, o Bf 110 E-1 recebeu o motor DB 601B, mas a produção mudou para o DB 601P quando eles se tornaram disponíveis. A versão E tinha blindagem aumenta e fuselagem reforçada para compensar o peso adicional. Foi o peso adicional que se mostrou problemático. Os pilotos consideraram esta versão muito lenta com controles que não respondiam. Um total de 856 Bf 110E foram construídos entre agosto de 1940 e janeiro de 1942.

O kit

O Bf-110 E foi lançando pela Eduard em 2012, em já estava há um bom tempo fora de catálogo. Neste relançamento temos a versão Weekend, em sua nova apresentação, com decais para 4 versões.

Aparte a mudança de cor nas arvores, anteriormente o plástico era ocre e agora é um cinza azulado, o kit é exatamente o mesmo.

A injeção é, como de hábito nos kits da Eduard, de excelente qualidade. Detalhes bem definidos, linhas de painel finas, sem rebarbas ou marcas de ejeção visíveis.  No kit vêm várias peças que não serão usadas nesta versão, já que temos quase todas as peças para se montar também as versões C e D, no entanto nesta versão podem ser usadas algumas peças que não são utilizadas no kit da versão C/D, tais como : A fuselagem alongada para comportar o bote salva vidas, a cobertura das metralhadoras com uma entrada de ventilação, os lemes verticais com os trimers ligeiramente protuberantes e rodas com cubos maiores.

 O cockpit já é bastante completo, com detalhes nas laterais da fuselagem, banco, manche, pedais, rádios, e os carregadores de munição da metralhadora de ré. As metralhadoras são adequadas a escala. Os detalhes gerais são excelentes, rodas, trem de pouso, escapamentos são todos muito bem feitos. Os complementos consistem em bombas e tanques extras de combustível, todos com ótimos detalhes. Em destaque o tanque extra que era montado sob a fuselagem nos aviões que operavam a partir da Noruega (não utilizado nas versões deste kit), que é muito superior ao representado no kit da Fujimi.

As transparências são de excelente qualidade, finas, perfeitamente translucidas e sem distorções. Existem dois canopys traseiros, com e sem a abertura para a metralhadora de ré. No entanto aqui encontrei alguns problemas. Não é possível montar o canopy do metralhador aberto, por outro lado para se montar o canopy do piloto fechado será preciso colar 3 peças, as duas laterais e a cobertura, uma tarefa sempre complicada quando se trata de transparências.  Um canopy com a dianteira fechada seria uma boa ideia. O vidro blindado que vem a frente do piloto também é uma peça separada que deve ser colada sobre a dianteira do canopy. O melhor aqui seria uma solução como a da Fujimi que oferece dois para-brisas, um com e o outro sem o vidro blindado.

A folha de decais é muito bem impressa sem falhas de registro e com o filme que pode ser retirado cerca de 24 horas depois da aplicação. Além das marcações principais acompanha uma grande quantidade de estênceis, alguns muito pequenos. Existe no manual uma seção especifica para orientar a sua colocação.

Sempre que se lança um novo avião alemão da Segunda Guerra entra-se num campo minado. Sendo o assunto preferido da grande maioria dos modelistas e tendo a maior quantidade de literatura disponível, cada novo modelo cai sob o escrutínio de centenas de fãs ardorosos, prontos a apontar cada pequeno erro ou omissão. No entanto acho que o que a maioria dos modelistas procura saber é se em linhas gerais o modelo apresenta formas corretas, não se importando muito se aquele painel de acesso sob a asa direita devia estar mais alguns milímetros a esquerda ou direita. Neste sentido reproduzo aqui uma pequena comparação que fiz no lançamento inicial do kit do kit da Eduard com as plantas publicadas na revista Revi Nr 62. De acordo com estas plantas, como se pode ver pelas imagens, o kit da Eduard apresenta as formas gerais bastante corretas.

Conclusão

Um ótimo relançamento da Eduard, o kit é muito bem feito sendo provavelmente o melhor Bf-110 nesta escala.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.