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Quando lançou o seu primeiro Bf-109 G a Eduard causou uma grande sensação no mercado, o primeiro kit novo em muito anos deste avião muito apreciado pelos modelista. O kit tinha obvias vantagens, grande quantidade de detalhes, ótima representação das superfícies, possibilidade de várias versões e etc. No entanto logo se mostrou um kit com problemas, algumas falhas de representação como uma bolha inexistente na raiz das asas e a forma pouco correta do desenho do nariz foram alguns erros apontados, mas o grande problema do kit era certamente o problema na escala. Um erro de produção deixou o kit maior do que deveria ser. A Eduard então tomou uma decisão pouco usual, tirou o kit de linha, refez os moldes e agora lança kit totalmente revisado, não só corrigiu o problema da escala, como também acertou vários dos erros apontados na versão anterior.
O primeiro lançamento dos moldes revisados é novamente um 109-G6 na versão Profipack. O kit contém as arvores, mascaras, fotogravados e uma folha de decais para se fazer cinco versões.
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As peças injetadas são de ótima qualidade, sem falhas ou rebarbas, mostram com grande quantidade de detalhes os detalhes da superfície de asas e fuselagem, como os rebites finamente representados em baixo relevo. Como no lançamento anterior o kit contém varia peças para outras versões e peças alternativas, gôndolas para os canhões de 20mm, duas capotas para o motor, dois tipos de bolha para as metralhadoras da fuselagem, tipos diferentes de deriva, pneus lisos e estriados, diferentes tipos de admissão de ar para o motor e etc. As transparências são de ótima qualidade e incluem três tipos diferentes de cobertura além do tubo de combustível que passava por dentro da cabine.
Os decais, da própria Eduard, são de ótima qualidade, com filme fino e em registro perfeito, vale notar que a intrincada pintura no leme vertical da versão D, é oferecida como decal.
As versões possíveis são:
- W.Nr. 160303, pilotado peloe Hptm. Friedrich Eberle, OC do III./JG 1, Volkel, novembro de 1943
- W. Nr. 15279, pilotado pelo Obstlt Hermann Graf, Stab JG11, Jever, início de 1944
- W. Nr. 411960, pilotado pelo Hptm. Franz Dorr, OC do III./JG 5, Gossen, Noruega, maio de 1945
- Pilotado pelo Oblt. Kurt Gabler, 8./JG 3300, base aérea Juterbog – Waldlager, Alemanha, julho de 1944
- W. Nr. 165350, pilotado pelo Ten. Anton Hafner, OC do 8./JG 51, Tilsit-Ost, agosto de 1944
Conclusão
Os problemas da versão anterior do 109G da Eduard foram certamente uma decepção para o mercado, seja pela grande campanha publicitária que envolveu o lançamento, seja pela qualidade dos outros modelos anteriores da marca, todas estas expectativas foram frustradas por um modelo com erros e fora de escala. Mas a Eduard assumiu o problema, tirou o kit de linha e depois de rever os principais problemas, agora recoloca o modelo revisado no mercado. Se isso não serve como uma desculpa para os problemas anteriores, mostra a disposição da companhia de assumir seus erros e tentar melhorar o seu produto.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!
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