Quando lançou o seu primeiro Bf-109 G a Eduard causou uma grande sensação no mercado, o primeiro kit novo em muito anos deste avião muito apreciado pelos modelista. O kit tinha obvias vantagens, grande quantidade de detalhes, ótima representação das superfícies, possibilidade de várias versões e etc. No entanto logo se mostrou um kit com problemas, algumas falhas de representação como uma bolha inexistente na raiz das asas e a forma pouco correta do desenho do nariz foram alguns erros apontados, mas o grande problema do kit era certamente o problema na escala. Um erro de produção deixou o kit maior do que deveria ser. A Eduard então tomou uma decisão pouco usual, tirou o kit de linha, refez os moldes e agora lança kit totalmente revisado, não só corrigiu o problema da escala, como também acertou vários dos erros apontados na versão anterior.
O primeiro lançamento dos moldes revisados é novamente um 109-G6 na versão Profipack. O kit contém as arvores, mascaras, fotogravados e uma folha de decais para se fazer cinco versões.
As peças injetadas são de ótima qualidade, sem falhas ou rebarbas, mostram com grande quantidade de detalhes os detalhes da superfície de asas e fuselagem, como os rebites finamente representados em baixo relevo. Como no lançamento anterior o kit contém varia peças para outras versões e peças alternativas, gôndolas para os canhões de 20mm, duas capotas para o motor, dois tipos de bolha para as metralhadoras da fuselagem, tipos diferentes de deriva, pneus lisos e estriados, diferentes tipos de admissão de ar para o motor e etc. As transparências são de ótima qualidade e incluem três tipos diferentes de cobertura além do tubo de combustível que passava por dentro da cabine.
Os decais, da própria Eduard, são de ótima qualidade, com filme fino e em registro perfeito, vale notar que a intrincada pintura no leme vertical da versão D, é oferecida como decal.
As versões possíveis são:
- W.Nr. 160303, pilotado peloe Hptm. Friedrich Eberle, OC do III./JG 1, Volkel, novembro de 1943
- W. Nr. 15279, pilotado pelo Obstlt Hermann Graf, Stab JG11, Jever, início de 1944
- W. Nr. 411960, pilotado pelo Hptm. Franz Dorr, OC do III./JG 5, Gossen, Noruega, maio de 1945
- Pilotado pelo Oblt. Kurt Gabler, 8./JG 3300, base aérea Juterbog – Waldlager, Alemanha, julho de 1944
- W. Nr. 165350, pilotado pelo Ten. Anton Hafner, OC do 8./JG 51, Tilsit-Ost, agosto de 1944
Conclusão
Os problemas da versão anterior do 109G da Eduard foram certamente uma decepção para o mercado, seja pela grande campanha publicitária que envolveu o lançamento, seja pela qualidade dos outros modelos anteriores da marca, todas estas expectativas foram frustradas por um modelo com erros e fora de escala. Mas a Eduard assumiu o problema, tirou o kit de linha e depois de rever os principais problemas, agora recoloca o modelo revisado no mercado. Se isso não serve como uma desculpa para os problemas anteriores, mostra a disposição da companhia de assumir seus erros e tentar melhorar o seu produto.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!