BF 109G-14 “PROFIPACK” – 1/48 – EDUARD # 82118

Eduard # 82118

Introdução

O Messerchmitt Bf 109 formou a espinha dorsal da força de caças da Luftwaffe na II Guerra Mundial. Concebido no início dos anos 30 como um dos (senão o mais) moderno avião de combate do mundo, o projeto já apresentava sinais de esgotamento nos últimos anos da II Guerra.

Para complicar mais as coisas, a indústria alemã sofria com os constantes ataques aliados, nos quais as fábricas de aviões sempre foram alvos prioritários. No início de 1944, a situação da produção dos Bf-109, então na série G-6, estava caótica. Não era fácil encontrar em campo duas aeronaves iguais, o que se tornava um pesadelo para as equipes de manutenção. Uma solução foi tentar uniformizar a produção em torno de uma “variante padrão”, incorporando as melhores características resultantes dos inúmeros “experimentos” feitos nos G-6 nas diversas fábricas e em campo. Esta “variante padrão” recebeu o nome de G-14.

Inicialmente idêntico aos últimos G-6, os G-14 começaram a aparecer no front em meados de 1944. A ideia de padronização, porém, revelou-se um fracasso. As cada vez piores condições de logística na produção e o surgimento de novas ideias acabaram fazendo com que os G-14 se tornassem mais uma salada mista de aeronaves como aconteceu com os G-6.

De qualquer forma, cerca de 5.500 G-14 foram entregues e estiveram presentes na maioria dos esquadrões da Luftwaffe e outras forças do eixo como a ANR italiana entre meados de 1944 e o final da Guerra.

O Bf 109G-14 do Maj. Mario Bellagambi, comandante da 5ª Squadriglia, 2ª Gruppo Caccia “Diavoli Rossi”, Aeronautica Nazionale Repubblicana, em janeiro de 1945

O kit

Entre os lançamentos do mês de novembro, a Eduard reeditou o modelo do Bf 109G-14 “Profipack” na escala 1/48, agora com o novo padrão de embalagem da linha “Profipack”.

O kit é basicamente uma reedição do extremamente bem sucedido G-6 Late de 2017, com decais diferentes e uma sutil modificação na folha de fotogravados. Esta folha traz as mesmas peças da edição de 2017 acrescida de um pequeno gabarito para regravar as linhas de dois pequenos painéis logo a vante do para-brisas, sobre o nariz do avião, que podem ser perdidas quando da montagem/pintura.

De resto, as mesmas árvores em poliestireno (H, I, J, K, N e T), e mais máscaras para pintura, decais (duas folhas, sendo uma com estênceis) e uma folha de peças fotogravadas. A tampa da caixa, emoldurável, traz uma bela ilustração do “Weiss 1” de Erich Hartmann (um dos esquemas de pintura propostos pelo kit) abatendo um Yak soviético. As instruções e a embalagem seguem o excelente padrão dos kits Profipack. Clique aqui para ver o manual.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.