O kit: Fw 190D-9
A conversão para a versão D, ou seja, o Fw 190D-9, envolveu a instalação de um novo Jumo 213A de 12 cilindros com refrigeração líquida e potência nominal de 1.726 cv. A frente da fuselagem foi, portanto, alongada e, para manter o centro de gravidade, uma inserção de 50 mm de comprimento foi instalada na frente das superfícies da cauda. O comprimento total do Fw 190D-9, em comparação com o A-9, foi aumentado em 1,52 m (quase 5 pés). A aeronave ganhou um novo formato, mais elegante, e foi apelidada de “Langnasen Dora” (Dora de nariz comprido). Outras mudanças importantes no tipo foram a adição de injeção de água-metanol MW 50, aumentando temporariamente a potência para 2.071 hp (1.545 kW). A velocidade máxima aumentou graças à potência adicional para 426 mph a 21.650 pés (680 km/h a 6.600 m). A característica padrão do D-9 era o canopi abaulado, cobrindo uma cabeça blindada e encosto para o piloto. Apesar disso, a primeira série do Fw 190D-9 foi equipada com o antigo canopi de estilo plano. O armamento era composto por duas metralhadoras MG 131 de 13 mm montadas sobre o motor e dois canhões MG 151/20 de 20 mm nas raízes das asas. Além da empresa-mãe com fábricas em Sorau, Marienburg e Cottbus, também as empresas Weser Nordenham, Mimetall Erfurt e Fiesler Kassel estavam produzindo os D-9s. Todos foram fornecidos com o front-end completo da fuselagem, incluindo o motor da Junkers. Havia pequenas diferenças entre as aeronaves das fábricas, como, por exemplo, a cobertura das metralhadoras. Os primeiros Fw 190D-9 foram designados para III./JG 54 em setembro de 1944. Isso foi seguido por I./JG 26 em novembro e no final da guerra havia 183 Doras ainda em serviço. Segundo algumas fontes, mais de 1.800 dessas aeronaves foram construídas.
Fonte: Manual do modelo
A Eduard iniciou em 2019 uma nova série de Fw 190 na escala 1/48 com o lançamento do Fw 190A-4, com um molde totalmente novo, que sofreu alterações que simplificaram muito a montagem do modelo em comparação com a série anterior. Apesar de ser um sucesso de vendas o kit anterior foi projetado para ter todos os painéis de armas e motor abertos o que propiciava montagens muito detalhadas. O problema é que quem não queria este tipo de montagem, preferindo montar todos os painéis fechados, encontrava diversos problemas de ajuste nas peças. Entendendo que este grande sucesso de vendas merecia uma nova edição, a Eduard optou por um modelo mais convencional, mas mantendo a mesma qualidade geral do kit anterior. Por outro lado, lançou também uma grande variedade de acessórios, fotogravados e resinas, para aqueles que pretendam uma montagem super detalhada.
Entre os lançamentos do mês de dezembro de 2022, a Eduard apresenta uma reedição do Fw 190 D-9 1/48, agora com o novo padrão de embalagem da Eduard para as versões “Profipack”. Apresentando alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O interior da cabine de pilotagem é belamente detalhado, a superfície externa do caça é finamente detalhadas. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy e das rodas.
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, com o novo filme que pode ser retirado após a aplicação, fazendo com que as marcações copiem perfeitamente os detalhes em baixo relevo do modelo. Com ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 5 possíveis pinturas do caça alemão. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rapidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
O manual de instruções tem 16 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do Fw 190D-9, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual
Esta versão “Profipack” oferece 5 opções de pintura, são elas:
Com mais esta reedição da nova série simplificada do FW 190 na escala 1/48, a Eduard dá mais uma chance aos modelistas de adquirirem mais um exemplar desse modelo de primeira qualidade desse lendário caça alemão. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.