O kit: Z-126 Trener
A versão Z-126 foi criada devido à necessidade de aumentar a vida útil do Z-26 com uma asa de estrutura de madeira. O plano da asa também foi alterado como parte da conversão para construção toda em metal, sendo a principal mudança visível o endireitamento do bordo de fuga originalmente dobrado. A estrutura das superfícies da cauda também foram alteradas para serem construídas em metal. Estes foram produzidos pela primeira vez na forma original, com pontas arredondadas das superfícies verticais bem como das superfícies horizontais da cauda. Sua produção bastante complexa posteriormente levou à introdução da nova forma simplificada com pontas retas. A mudança foi gradualmente aplicada as aeronaves como parte de revisões posteriores. Ao fazê-lo, após um certo período de tempo, aeronaves com caudas arredondadas desapareceram serviço. Da mesma forma, os Z-26 originais foram convertidos para o Z-126 padrão. Como parte da simplificação do projeto e da produção, os freios hidráulicos foram substituídos por freios mecânicos mais simples. Além disso, a partida elétrica, que foi instalada em Z-26s e também em alguns Z-126s, foi posteriormente excluída para economizar peso e substituídas por um acionador de partida manual. Por outro lado, o controle elétrico dos flaps foi retido, de modo que a alavanca de elevação do assento ficou localizada à direita do assento do piloto, tanto na frente quanto atrás. Mais tarde, quando foi introduzida a versão Z-226, com motor de seis cilindros, os controles dos flaps foram alterados para mecânicos. A alavanca de nivelamento do assento foi então deslocada para o lado esquerdo do banco, com o alavanca de controle dos flaps à direita. Durante um período, com a falta de motores de seis cilindros, motores de quatro cilindros foram montados no Z-226, resultando na versão Z-126T, que de outra forma, manteve todas as características do Z-226, incluindo o tanque de óleo realocado do antepara do motor para a raiz da asa esquerda. Esta nova asa foi recentemente usada para muitos Z-126 clássicos, como parte de revisões ou restaurações, pois a asa original sem o tanque de óleo não está mais disponível. Então, hoje, também existem Z-126 voando com controles de flap elétricos, mas com a asa de um Z-226. No entanto, este kit inclui apenas marcações do padrão Z-126, como o tipo foi originalmente produzido.
Fonte: Manual do Modelo
Entre os lançamento de maio, a Eduard apresentou um novo Z-126 “Profipack” na escala 1/48, com 6 novas opções de pintura. O modelo composto de quatro árvores em plástico cinza, uma árvore de transparências, um fotogravado, com detalhes da cabine de pilotagem e externos da aeronave, e uma folha de máscaras para a pintura do canopy e das rodas do modelo. Com poucas peças e alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas, detalhes são finos e adequados a escala, o modelo representa com perfeição o pequeno avião treinador theco. O interior da cabine de pilotagem é belamente detalhado, as superfícies externas finamente detalhadas. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy, das rodas e de detalhes de algumas opções de pintura.
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, com o novo filme que pode ser retirado após a aplicação, fazendo com que as marcações copiem perfeitamente os detalhes em baixo relevo do modelo. Com ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 6 possíveis pinturas do treinador theco. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rapidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel sulfite, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do Z-126, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual
Esta versão “Profipack” oferece 5 belas opções de pintura, são elas:
Dando continuidade a série de aviões treinadores e acrobáticos de fabricação theca, a Eduard apresenta esse belo modelo desse pequenino avião acrobático com novas opções de pintura. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.