INTRODUÇÃO
Durante a Segunda Guerra Mundial, a USAAF usou quinze aeronaves diferentes criadas especificamente para tarefas de reconhecimento de foto ou mapeamento. Essas aeronaves foram designadas com o prefixo F (foneticamente para Photo, pois o P já era usado para aviões de perseguição). O Mustang obteve a designação F-6 e 481 destes foram fabricados. A produção começou em julho de 1941 com a variante F-6A baseada no P-51 com motor Allison inicial e culminou com o F-6D e F-6K com base em suas variantes de perseguição apropriadas. Para a instalação das câmeras, foram criadas aberturas e alojamentos especiais da fuselagem na fábrica de Inglewood ou Dallas e as aeronaves foram então enviadas aos centros de modificação para o processo de instalação de suas câmeras e outros equipamentos especiais. Para fins de reconhecimento fotográfico, duas câmeras K-24 foram instaladas, sendo a primeira oblíqua, colocada atrás do assento do piloto e apontando para a traseira esquerda do avião, a outra foi montada na cauda e era vertical (para ser apontada pelo o piloto direto para baixo). Também houve mudanças nas instalações do sistema de rádio ou oxigênio (o sistema de oxigênio de longo alcance foi instalado). Ao todo foram construídos 136 de F-6D e 163 de F-6K. Mais tarde, alguns P-51Ds foram convertidos para o padrão de reconhecimento tornando-se FP-51Ds e RF-51Ds. Os Mustangs de reconhecimento foram utilizados em todas as regiões onde a USAAF estava operando e, como manteve suas metralhadoras e desempenho de vôo, não precisou de escolta de caça. Graças a isso, vários dos pilotos de Mustangs de reconhecimento tornaram-se ases com mais de cinco vitórias aéreas.
Fonte: Manual do modelo.
O Kit
A Eduard iniciou uma série completamente nova de modelos do P-51D Mustang, na escala 1/48, com um molde novo de altíssima qualidade. O F-6D/K “Profipack” – 1/48 da nova série foi lançado em 2020 e agora volta em uma reedição com o novo padrão de apresentação da caixa, no mais, todo o conteúdo da caixa é o mesmo do modelo lançado em 2020. O F-6D/K “Profipack” – 1/48 apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O interior da cabine de pilotagem é belamente detalhado, a superfície externa do caça é finamente detalhadas. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy e uma árvore com tanques suplementares de longa distância.
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, com o novo filme que pode ser retirado após a aplicação, fazendo com que as marcações copiem perfeitamente os detalhes em baixo relevo do modelo. Com ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 6 possíveis pinturas do caça americano. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rapidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do P-51, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual
Esta versão “Profipack” oferece 6 belas opções de pintura, são elas:
Conclusão
A Eduard apresenta mais uma reedição de mais um exemplar desta nova sequência de modelos de primeira qualidade desse lendário e belo caça americano. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!