Este submarino foi cedido pelos ingleses logo após o seu lançamento, em 1941, junto com outro submarino da mesma classe (o ‘Dzik‘) para que a marinha polonesa adquirisse experiência com submarinos. Esta dupla se envolveu em inúmeras ações no Mediterrâneo, afundando vários navios militares e mercantes, tanto italianos quanto alemães – 19 embarcações para o Sokol, 18 para o Dzik, recebendo o apelido de ‘Terrible Twins’ (Gêmeos Terríveis). Seus comandantes receberam as mais altas condecorações polonesas por esses feitos. Ao final da guerra, os submarinos foram devolvidos à Inglaterra, onde foram usados como embarcações de treinamento e ‘alvos’.
Uma característica marcante destas embarcações é a bandeira de batalha que carregavam, mostrando seus feitos – um costume adotado da marinha britânica (as ‘Jolly Rogers’), assim como também era costume carregar uma bandeira nazista para mostrar quem era o inimigo.
‘Jolly Roger’ do ORP Sokol | ‘Jolly Roger’ do ORP Dzink |
- listras brandas – navios civis inimigos afundados
- listras vermelhas – navios militares inimigos afundados
- estrelas vermelhas – troca de disparos com outras embarcações
- sabres cruzados – abordagens
- cachorro – participação na Operação “Husky” (invasão da Sicila em 1943)
- grade – passagem forçada por malha anti-submarino
Como se pode ver, ambos viram muita ação, e são nomes famosos até hoje na marinha polonesa (estas informações foram extraídas do site ‘Poland – WWII submarine flags‘).
Quanto ao kit, trata-se em uma ‘reembalagem’ do kit já lançado na década passada, para se adequar ao novo padrão gráfico da empresa. A caixa traz uma galha com todas as peças plásticas, uma folha de fotogravados, uma folha de decais e o manual de instruções.
O detalhamento (para a escala) é bom, mas a adição dos fotogravados irá melhorar muito o aspecto final do modelo. As peças possuem rebarbas de injeção, o que demandará um trabalho de limpeza antes de se iniciar a montagem. Quanto aos decais, tem o registro firme, e possibilitam montar tanto o ‘Sokol‘ quanto o ‘Dzink‘ – incluindo as ‘Jolly Rogers’. O único detalhe é a descaracterização das suásticas, atitude comum atualmente entre os fabricantes europeus.
O manual é simples, mas bem ilustrado, indicando detalhes das marcações para as duas embarcações, e esquema de pintura usando como referência tintas Humbrol e Vallejo.
Para os modelistas navais, acredito ser esta uma peça importante em qualquer coleção, pois tratam-se de submarinos com extensa e vitoriosa lista de ações!
Obrigado à Mirage Hobby pelo envio dos exemplares para review!