O Lightning é um avião de combate supersônico da era da Guerra Fria. Foi projetado, desenvolvido e fabricado pela English Electric, que posteriormente foi absorvida pela recém-formada British Aircraft Corporation. Foi então comercializado como BAC Lightning. O Lightning era o único avião de combate britânico que atingia Mach 2. O Lightning foi usado pela Royal Air Force (RAF) e pela Royal Saudi Air Force (RSAF). Embora tenha sido o principal interceptor da RAF por mais de duas décadas, nunca foi utilizado para atacar outra aeronave.
O Lightning é alimentado por dois motores Turbojet Rolls-Royce Avon em uma instalação empilhada na fuselagem. O Lightning foi desenvolvido para interceptar bombardeiros cada vez mais capazes velozes, com os Tupolev Tu-16, Tupolev Tu-22 e Tupolev Tu-95. Para tal, tinha uma taxas excepcionais de subida, teto operacional e velocidade final; os pilotos descreveram que voar com o Lightining era como “decolar em um foguete espacial”. Essa performance fez do Lightning uma aeronave “crítica de combustível”, o que significava que suas missões eram ditadas em alto grau pelo seu alcance limitado. Desenvolvimentos posteriores proporcionaram maior alcance e velocidade, além de sua utilização em missões de reconhecimento aéreo e ataque ao solo.
Após sua aposentadoria no final da década de 1980, muitas das aeronaves forma enviadas para exposição em museus e, até 2009, três Lightnings continuaram a voar em “Thunder City” em Cape Town, África do Sul. Em setembro de 2008, a Instituto de Engenheiros Mecânicos da Inglaterra conferiu ao Lightning seu “Prêmio de Patrimônio da Engenharia” em uma cerimônia na fábrica da BAE Systems, no Aeródromo de Warton.
A marca japonesa Platz apresenta o Lightning F.6 “Royal Air Force”, na escala 1/144. Trata-se de um pacote com peças para montar dois modelos completos, composto de dois conjuntos com 06 de árvores em plástico marrom de alta qualidade e 01 em plástico transparente. As peças não apresentam rebarbas ou falhas, com linhas de painel em baixo relevo, com espessura compatível com a escala. Acompanha os conjuntos duas folhas de decalques, com marcações para três opções de pintura, são de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do avião inglês.
O manual de instruções tem 02 páginas, uma em preto e branco e outra colorida, em papel couché, textos em japonês e inglês. A primeira página contém as instruções de montagem e o mapa de peças. A segunda página a tabela de cores, com referências para as tintas das marcas Gunze e Model Master e as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques das três versões de pintura disponíveis.
A Platz nos oferece mais uma opção de modelo na escala 1/144, consolidando-se como um ótimos fabricante de modelos dessa escala. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, admiradores da dessa escala!
Agradecemos a PLATZ pelo exemplar deste review.