917t Maultier, IBG, 1/72

72072

O Veículo

A Ford Motor Company AG se estabeleceu em Berlin em 1925 e em 1939 foi renomeada como Ford Werke AG com a produção direcionada para o esforço de guerra. O caminhão padrão era o G917t de 3 toneladas com um motor V8 de 91 HP. Ele foi produzido  até 1942 quando foi substituído pelo Ford V3000, que era também um 3 toneladas, mais rústico e simples de produzir.

Após a invasão da URSS os alemães perceberam que os veículos de transporte sobre pneus tinham muitas dificuldades com as estradas rudimentares soviéticas, principalmente na época das chuvas. A solução foi a retirada do eixo traseiro e a adaptação do sistema de tração do Panzer I que estava sendo tirado de serviço. Esta adaptação foi feita nos caminhões, Opel, Mercedes e Ford.

O kit

O kit do 917T Maultier da IBG tem as mesmas arvores do Ford V3000S/SS M Mautier que já foi visto neste review, com o acréscimo da Arvore D que traz as peças para a carroceria específica deste modelo.

 A qualidade da injeção é muito boa sem falhas e com apenas algumas  rebarbas nas peças menores. Os detalhes são bem representados e adequados a escala. O motor é bem detalhado para a escala, inclui radiador, hélice em fotogravado e o capô pode ser montado aberto para que fique visível. A suspensão tem bons detalhes, com o sistema de direção, escapamentos, eixos e cardans bem representados. As esteiras têm uma representação um pouco simplificada, mas adequada a escala, com trechos curvos quando necessário e links individuais para o contorno das rodas tratora e tensora e o conjunto da suspensão tem uma boa representação. Apenas os pneus têm uma representação pouco realista. O interior da cabine é bem detalhado e as portas têm detalhes internos permitindo sua montagem aberta. A carroceria de madeira tem uma boa representação e a peça que representa a cobertura de lona tem uma representação bastante convincente. Os faróis, devido ao seu tamanho poderiam ter lentes transparentes separadas, mas ainda assim tem uma boa representação. As ferramentas são peças separadas o que facilita a pintura e dar mais realismo a representação.

Como algumas partes são comuns a outros modelos, algumas pequenas partes devem ser removidas conforme os passos 5, 6, 11 e 12 do manual de instruções. Nada que seja difícil de fazer com uma lâmina comum.

Uma pequena folha de fotogravados contém as placas, hélice do radiador, ganchos e alguns suportes.

As transparências são de boa qualidade perfeitamente translúcidas e sem distorções e incluem alguma garrafas.

A folha de decais é bem impressa sem falhas e com filme fino, podendo-se com ela fazer uma versão direto da folha, mas esta contém números separados para se fazer a combinação que for necessária para representar qualquer outro veículo do exército que se tenha referência .

O manual é bem ilustrado, com o passo a passo bastante detalhado, contendo mapa das arvores e indicação das cores.

Conclusão

O kit da IBG representa um veículo que talvez não tenha existido, não achei nenhuma comprovação que esta combinação tenha sido fabricada, mas em se tratando de segunda guerra, tudo é possível.  Fora este fato, o principal problema é a representação dos pneus, bem pouco realista, ainda assim, levando-se em conta a qualidade geral e a boa representação dos detalhes, será certamente um belo modelo na coleção. 

Agradeçemos a IBG Models pelo kit deste review

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.