O veículo
Após a invasão da URSS os alemães perceberam que os veículos de transporte sobre peneus tinham muitas dificuldades com as estradas rudimentares soviéticas, principalmente na época das chuvas. A solução foi a retirada do eixo traseiro e a adaptação do sistema de tração do Panzer I que estava sendo tirado de serviço. Esta adaptação foi feita nos caminhões, Opel, Mercedes e Ford.
O kit
O kit da IBG representa o Ford 3000 maultier. A qualidade da injeção é muito boa sem falhas e com algumas poucas rebarbas nas peças menores. Os detalhes são bem representados e adequados a escala. O motor é bem detalhado para a escala e o capô pode ser montado aberto para que fique visível. A suspensão tem bons detalhes, com o sistema de direção, escapamentos, eixos e cardans bem representados. As esteiras têm uma representação um pouco simplificada, mas adequada a escala, apenas os pneus têm uma representação pouco realista. O interior da cabine é bem detalhado e as portas têm detalhes internos permitindo sua montagem aberta. A carroceria de madeira tem uma boa representação e as ferramentas o jerrycan vem em peças separadas, o que melhora os detalhes e facilita a pintura.
Uma pequena folha de fotogravados contém a placa, hélice do radiador e alguns suportes.
As transparências são de boa qualidade perfeitamente translúcidas e sem distorções.
A folha de decais é bem impressa sem falhas e com filmefino, podendo-se com ela fazer 3 versões diferentes.
O manual é bem ilustrado, com o passo a passo bastante detalhado, contendo mapa das arvores e indicação das cores.
Conclusào
O kit da IBG representa um veículo importante e que nunca foi lançado nesta escala, o principal problema é a representação dos pneus, bem pouco realista, ainda assim, levando-se em conta os outros detalhes, será certamente um belo modelo na coleção.
Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review