A Eduard nos apresenta mais um kit da série de Spitfires na escala 1/72. Dessa vez a variante MK.IXe equipado com o motor Merlin 61, que concedeu ao caça superioridade em relação ao seu adversário na época, o FW-190, o que a versão anterior, MK.V, não era capaz de fazer.
O modelo da Eduard é muito bem injetado, e nesta versão Profipack, vem acompanhado de decais para várias versões, uma folha de fotogravados e uma folha apenas com os datas. Os detalhes são excelentes, todo em baixo relevo fino e sem rebarbas ou marcas de injeção. A junção das partes do kit ao sprue também são delicadas, para facilitar a remoção sem danificar a parte a ser removida.
O kit possui uma grade de transparências que possibilitam a montagem do canopy aberto ou fechado, e com a porta aberta ou fechada. As transparências são finas e translúcidas.
A folha de decais e os datas tem excelente impressão, com bons registros, película fina, e com a conhecida qualidade dos decais da Eduard.
O manual é impresso em papel couche e orienta com precisão o passo a passo da montagem, o esquema de pintura, e a colocação dos decais e datas de todas as versões apresentadas. Confira aqui o manual de instruções.
Confira as versões apresentadas:
– PL 124, nº 312 Squadron RAF, B-10 Airfield Plumetôt, França, Junho de 1944
– SM 26, Vorderings Escola de Pilotagem Avançada, Base Aérea de Brustem, Bélgica, 1952
– SM 147, nº 73, Squadron RAF, Prkosh Airfield, Yugoslávia, Abril/Maio de 1945
– 105th Tayeset, Ramat David Air Base, Israel, Setembro de 1953
– RK 856, pilotado pelo Major c. Golding, CO do 3 esquadrão SAAF, Italia, 1945
Conclusão
Mais um excelente modelo fabricado pela Eduard, de montagem simples e muito bem injetado, sendo recomendado para modelistas experientes e iniciantes.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!