Lancia 1ZM

O Lancia 1ZM foi o segundo lote de carros blindados Ansaldo-Lancia construído. 110 carros do modelo melhorado foram encomendados em 1917 e todos foram entregues antes do final de 1918. Às vezes difícil de identificar no Lancia 1Z original (“Modelo 1916”), a diferença mais óbvia é a remoção da torre da metralhadora superior. Isso deixou o 1ZM com apenas uma torre maior de metralhadora dupla. Outras características que ajudarão são que os primeiros 1ZMs geralmente têm dois pneus sobressalentes montados no lado direito do veículo (no 1Z eles estavam embaixo da traseira). As aberturas de ventilação e a blindagem dianteira do compartimento do motor são ligeiramente diferentes e há menos portas de visão no compartimento blindado da tripulação. Os pára-choques dianteiros também foram simplificados. No entanto, parte da série 1Z original foi modificada para o padrão 1ZM inicial pela remoção da torre superior extra e atualização do chassi. Isso torna possível encontrar fotos de carros blindados 1ZM com caracteristicas 1Z e 1ZM. As tropas americanas na Frente Italiana durante a Primeira Guerra Mundial treinaram e usaram alguns desses veículos.

Alguns carros blindados Lancia 1Z / 1ZM obsoletos ainda estavam em uso com o Exército Real Italiano durante a Segunda Guerra Mundial . Em 1940 e 1941, vários veículos serviram no Exército Real durante a Campanha da África Oriental . Em alguns casos, máquinas operáveis ​​foram colocadas em serviço por outras forças do Eixo após o Armistício de Cassibile em setembro de 1943. A serviço das forças da Alemanha nazista , o veículo foi identificado como Panzerspähwagen 1ZM (i) .

Fonte: Trewhitt, Philip (1999). Veículos Blindados de Combate . New York, NY: Amber Books. p. 151. ISBN 0-7607-1260-3.

A CSM , Cooper State Models, ficou conhecida pelos excelentes modelos de carros blindados da primeira guerra na escala 1/35, podemos ver o Lanchester aqui. Agora eles prometem lançar os mesmos modelos na 1/72 e o primeiro kit da série é o Lancia 1ZM.  O kit é composto por 4 arvores embaladas em separado. A qualidade da injeção não deve nada ao modelo na 1/35, sem falhas ou rebarbas, com detalhes nítidos e perfeitamente adequados a escala. A carroceria é muito bem representada com rebites, dobradiças, portinholas e grades de ventilação muito detalhadas. No entanto, a não ser pela portinhola de visão do motorista, tudo é representado na posição fechada, uma vez que não existem detalhes internos e nem motor. Apenas são fornecidos o volante e as armas, muito bem representadas, com o corpo completo, mas como diz o manual, quase nada será visível, apenas a parte do cano que fica para fora da torre e parcialmente o volante. As barras com os cortadores de arame são muito delicadas e com uma ótima representação.  As rodas são muito bem representadas com um sutil detalhamento da banda de rodagem, no entanto os quatro pontos de contato com a arvore, exatamente nesta posição, vão com certeza ser um problema difícil de esconder. O chassis tem uma boa representação, com os feixes de mola, eixo dianteiro, eixo traseiro com a caixa do diferencial, eixo de transmissão, barra de direção, escapamento, protetor do carter e volante do motor.  

A folha de decais, impressa pela Cartograf, é de ótima qualidade com cores solidas, sem falhas de registro e filme fino. Com ela é possível fazer 4 versões diferentes representadas no manual.

O manual segue o mesmo padrão gráfico dos modelos 1/35, todo colorido, com mapa das arvores, ilustrações bem detalhadas, guia de pintura e história do veículo. No entanto ao invés de vir em forma de livreto, vem numa folha única que fica enorme ao ser aberta, um contrassenso já que falamos de um modelo que vai ocupar um espaço mínimo na bancada.

O novo kit da CSM é muito bem-vindo, seja pela qualidade geral do seja pelo objeto representado, carros de blindados da primeira guerra são muito interessantes e fazem falta na 1/72. Vamos torcer para que cumpram a promessa e lancem os demais.

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.