Lançamento da Platz do primeiro treinador a jato desenvolvido no Japão.
O modelo possui poucos detalhes de cockpit, vindo no estilo “banheira”, com os assentos, manche e painéis. Os assentos são em duas partes e sem detalhes; os painéis de instrumentos são lisos para a aplicação de decal, assim como os consoles laterais. A entrada de ar no nariz possui divisão central, e as partes permitem uma boa montagem desta estrutura, que fica anexada ao cockpit, mas não deixa espaço para colocação de peso; Apesar do manual não indicar nada a respeito, penso que será necessário a colocação do peso por causa da posição do trem de pouso principal muito a frente. O bocal do exaustor é um tubo onde se coloca o detalhe da turbina, e que será quase invisível depois de pronto. A fuselagem é montada em duas partes, com uma pequena coluna montada posteriormente, melhorando o acabamento final por não ficar com divisão das peças. As asas são em três partes, onde as inferiores são ligadas a parte inferior da fuselagem e as duas superiores coladas posteriormente; isso facilita no acabamento também. Interior dos porões das rodas possuem certo detalhamento, assim como as portas, estruturas e pneus dos mesmos. O modelo vem com os tanques externos de combustível e nenhum armamento. O freio de ar pode ser montado aberto. O canopy é em duas partes muito bem injetadas e pode ser montado na posição “aberto”. A transparência principal é montada em uma estrutura que faz a parte interna. O modelo é todo em baixo relevo bem evidenciado, nada de linhas finíssimas.
O manual do modelo é em Japonês, mas possui um histórico também no Inglês; As indicações de cores são para Mr. Color e Model Master.
Os decais são impressos pela Cartograf, de excelente qualidade, e possuem todas as linhas coloridas do avião, para o modelista não ter o trabalho de mascarar o kit inteiro. Trás também todos os números para se fazer qualquer um dos aviões utilizados. Além disso, a folha para a colocação dos decais é em cores.
O avião é muito parecido com o F-86 Sabre em suas linhas, até mesmo nos tanques externos, exceto por ser biplace, mas nada é mencionado no histórico.
Conclusão
Um ótimo modelo de um avião pouco conhecido do público. Boa injeção , bons decais, boas transparências. Eu só conhecia o antigo kit T1-A da Hasegawa fabricado ha muitos anos e já fora de catálogo.
Para os fãs da JASDF é um modelo que não pode faltar. O T-1B treinou os pilotos do japão de 1960 até 2006. Parabéns a Platz pelo lançamento.
Agradecemos a PLATZ pelo exemplar deste review.