Heinkel He 280 1/48 – Eduard 8068
Introdução
Pioneiro!
O Heinkel 280 foi o primeiro avião a jato de caça do mundo, tendo realizado seu primeiro vôo com motor a jato em março de 1941. Isso o colocou mais de um ano à frente do também alemão Me 262 (julho de 1942), do americano Bell XP-59 Airacomet (outubro de 1942) e do britânico Gloster Meteor (março de 1943).
Além da motorização, o He 280 também trazia uma série de novidades como um assento ejetor pneumático (o primeiro a ser instalado e o primeiro a ser usado com sucesso em um avião) e um (raro até então) trem de pouso triciclo. O avião deveria ser equipado com três canhões MG 151/20 montados no nariz e ser capaz de voar a mais de 800 km/h com alcance superior a 350 km.
Este pioneirismo teve um preço. O motor He S8a desenvolvido por Heinkel para o novo caça nunca foi capaz de desempenhar os cerca de 7.000 kg de empuxo esperados e era muito pouco confiável. Com isso, outras motorizações foram consideradas. Uma das primeiras foi o uso de quatro pulsojatos Argus As 014 (o mesmo das V1), que resultou na perda do primeiro protótipo e na primeira utilização bem-sucedida de um assento ejetor na História. Outros motores considerados foram o BMW 003 e o Junkers Jumo 004. Vários testes do He 280 foram realizados com o Jumo 004, mas este motor era consideravelmente maior e pesado demais para o projeto. O programa do He 280 acabou cancelado no final de março de 1943. O Me 262 demonstrou ter desempenho bastante superior e era mais bem adaptado ao Jumo 004 que era o único motor a jato alemão realmente funcional à época. O principal legado do He 280 foi ajudar a pavimentar a consolidação da tecnologia do avião a jato, mesmo sem nunca ter entrado em produção em série ou combate. Apenas nove exemplares foram construídos e nenhum sobreviveu à guerra.
Heinkel não perderia seu interesse pela propulsão a jato, porém. Nos últimos meses da Guerra a fábrica conseguiu vencer a concorrência para a produção em massa do desesperado caça Volksjaeger, (que recebeu o nome de He 162), um projeto que não tinha praticamente nada a ver com o He 280. Mas essa já é outra história.
O He 280 V3, com motor He S8a
O Kit
Este é um relançamento bastante interessante do kit do Heinkel 280 incialmente disponibilizado em 1999 (Com motor Heinkel #8048, com motor Jumo #8050 e o Profipack com ambos os motores e peças em resina #8049). O kit foi muito bem recebido à época pela sua qualidade e acurácia.
Nesta reencarnação recebemos as mesmas peças em estireno da edição original (quatro árvores, uma das quais de transparências), uma folha de peças fotogravadas e uma pequena folha de máscaras para facilitar a pintura das rodas e o canopi. A edição Profipack de 1999 trazia ainda um jogo de rodas e o assento ejetável em resina e um lastro em metal fundido para o nariz, ausentes na presente edição. Os decais, as máscaras e a folha de fotogravadas foram modernizados e impressos conforme a tecnologia corrente em 2018.
As instruções, como de costume nas edições Profipack, é muito bem impressa e traz as informações necessárias para uma montagem tranquila do kit. Você pode baixar as instruções aqui.
Opções
Três opções são oferecidas para a decoração do kit, duas com motores Jumo 004 ((V2 e V8, esquemas A e C) e uma com o He S8 (V3, esquema B). O V2 certamente voou com o HE S8 também, assim creio não ser incorreto usar o Esquema A com esta motorização. Todos devem ser pintados em RLM 02, a cor padrão alemã para protótipos na época.
Além das opções de decoração, o kit traz dois conjuntos de canopies, um fechado e outro aberto. Em fotos que vi do kit montado, o canopi aberto encaixa corretamente.
Conclusão
Pelo que declarou Mr. Sulc na Info Eduard de abril de 2018, esta pode ser a edição definitiva de um kit que tem um lugar importante na história da Eduard, por marcar a transição entre os kits short run e os modernos kits produzidos pela companhia.
Uma pena que partes interessantes da edição Profipack de 1999 (#8049), como as peças em resina e o lastro pré-fabricado não tenham sido incluídas desta feita – embora eu não me surpreenda se essas venham a ser lançadas em separado no futuro. Já os fotogravados e os decais representam um bom avanço com relação à edição antiga, esgotada há tempos.
Não há motivos para não recomendar esse kit para os apreciadores da história da aviação e da Luftwaffe. Trata-se de um kit relativamente simples, bem-acabado e detalhado e que não deverá dar muito trabalho mesmo para um modelista não muito experiente. Pelo menos a pintura deverá ser bastante fácil!
Overtrees e Fotogravados avulosos
Para completar, como de costume a Eduard também oferece em seu site e por tempo limitado uma edição com apenas as árvores em estireno do kit original (#8068X) e a folha de peças fotogravadas (#8068-LEPT). Uma boa opção para quem desejar aproveitar os decais que sobrarem do kit e, quem sabe, fazer um interessante What-IF de um avião operacional (basta uma pequena cirurgia para representar os canhões no nariz).
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!