O Avião
Quando a administração Carter dos EUA resolveu suspender as vendas dos modelos mais avançados de caças americanos para países aliados, a Northrop viu a possiblidade de desenvolver um novo avião a partir do já conhecido e muito difundido F-5. O novo avião chamado de F-20 (inicialmente F-5G) era basicamente o mesmo desenho do F-5 mas com varias modificações, as turbinas duplas foram substituídas por uma única que ainda assim fornecia uma potencia 60 % maior, um novo conjunto de aviônicos e um novo e potente radar. No entanto com a mudança de política na administração Reagan o F-20 passou a disputar o mercado com o F-16, não conseguiu nenhum contrato de vendas e o projeto foi encerrado com apenas 3 unidades construídas.
O Kit
O kit da Freedom é muito bem injetado, sem falhas ou rebarbas aparentes. Os detalhes dos rebites e as linhas de painel são bem definidos e adequados a escala. O interior inclui o assento, manche e painel de instrumentos e consoles com detalhes complementados por decais, tudo bastante detalhado. A turbina tem detalhes internos simplificados, mas adequados ao que se poderá ver. Os porões de rodas são bastante detalhados incluindo a representação das tubulações. O trem de pouso é bem detalhado com complementos em fotogravados as portas tem detalhes internos e as rodas tem bons detalhes tanto nas calotas quanto nos pneus.
As transparências são de boa qualidade perfeitamente translucidas e sem distorções e tem detalhes complementados com fotogravados.
No quesito complementos não há do que reclamar, além dos tanques auxiliares de 150 e 275 gal., são fornecidas bombas Mk-82 Misseis AGM-65/84, AIM-9L/9M e GBU-12, tudo com os respectivos cabides. Na montagem das asas é possível colocar pollycaps internos para se poder colocar e retirar os cabides. Também são fornecidas as transparências em uam árvorre própria.. Todas as configurações dos complementos estão bem ilustradas no manual, mostrando as combinações possíveis e sua localização nas asas.
A folha de decais é bem impressa sem falhas de registro e com cores solidas, o filme é um tanto grosso lembrando os decais dos fabricantes japoneses (Hasegawa e Tamiya) além das marcações inclui os estênceis e os painéis de instrumentos. Com ela é possível fazer 4 versões, todas especulativas, incluindo uma brasileira.
O manual todo em preto e branco, é bastante detalhado, com mapa das arvores, indicação clara dos passos à seguir e com pequenos boxes mostrando mais detalhes dos passos mais complicados e imagens dos avião real. Não há qualquer indicação para colocação de peso adicional para equilibrar o modelo evitando que a parte da frente fique levantada, é um caso a se conferir na montagem.
Conclusão
O kit da Freedom é muito bem feito, seja no acabamento geral, seja nos detalhes. O fato de ser bastante recortado pode gerar alguma dificuldade na montagem, mas isso não se pode avaliar apenas examinando as arvores. O F-20 era um avião promissor, que chegou no momento político errado, esta é uma bela oportunidade de ter esse avião singular na coleção.
Obrigado a Freedom Model Kits pelo exemplar deste review