O Fokker Dr I foi um triplano utilizado na 1ª Guerra Mundial (WWI), tendo ficado muito conhecido porque foi pilotado por Manfred von Richthofen, com o qual conquistou 19 vitóriaas em combate aéreo. Com a construção e utilização do Sopwith Triplane pela Inglaterra, a Alemanha se viu frente ao desafio de conseguir combater à altura o novo caça inglês, uma vez que os aviões até então utilizados (Albatroz e Halberstadt) não conseguiam fazer frente a ele. Nenhuma empresa da época conseguiu apresentar um projeto triplano, apenas a Fokker, com o protótipo V.4. O Fokker Dr. I possuía um motor a pistão radial rotativo Ur. II com 110 Hp de potência alcançando 185 km/h e era armado com 2 metralhadoras Spandau IMG 08 de 7,62 mm. (fonte: Wikipédia e pesquisa livre na internet)
Além da versão 1/48 deste belíssimo avião, a Eduard também fabrica a versão na escala 1/72 “Profipack”, que é o kit com o pacote completo, ou seja, além do modelo na caixa ainda acompanha uma folha de fotogravados, máscaras para as rodas e uma folha de decais para mais de uma versão, o que permite a montagem do modelo com o que há de melhor em termos de material de detalhamento.
O kit é muito bem injetado, em ótimo plástico e sem nenhum tipo de rebarbas. Peças muito precisas e bem produzidas distribuídas em duas grades, permitem montar um excelente modelo sem dificuldade. Nos casos dos aviões da 1ª Guerra Mundial, na maioria biplanos, e nesses triplanos, a maior dificuldade que vejo é a montagem dos montantes, e a afixação das asas por cima dessas estruturas. A engenharia desse kit da Eduard é excelente, como se pode perceber do passo a passo do manual, que pode ser conferido neste link. Após a afixação das asas inferiores, os montantes são fixados por dentro da asa média, o que facilita não só a sua aposição, como também a montagem da asa superior (página 5 do manual). Os demais passos da montagem são simples e não demandarão trabalho extra ao modelista.
A folha de fotogravados possui peças para construção do assento, estruturas laterais e controles, detalhes do motor, as duas metralhadoras Spandau, além dos cintos pré-pintados e detalhes da fuselagem.
Um pequena folha com as máscaras para as rodas tamém vem no conjunto.
As imagens a seguir permitem perceber o excelente nível do kit.
O kit apresenta uma folha de decais para cinco versões, inclusive a do famoso “Barão Vermelho” Manfred von Richthofen.
– 450/17, Lt. J. Jacobs, Jasta 7, Rumbeke, Bélgica, março de 1918;
– 545/17, Lt. H. Weiss, Jasta 11, Cappy, França, abril de 1918;
– 425/17, Rittm. Manfred Freiherr von Richthofen, JG 1, Lechelle, França, março de 1918;
– 404/17, Hptm. A. Ritter von Tutschek, JG 2, Toulis, França, fevereiro de 1918;
– 454/17, Lt. Lothar von Richthofen, Jasta 11, Avesnes-le-Sec, França, marcço de 1918.
Conclusão
Para quem é fã de modelos que retratem o período da 1ª Guerra Mundial, ou de aviação em geral, na escala 1/72, este é um kit imperdível. Altamente recomendado.
Veja uma montagem de outra versão aqui
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!