Item 48008
O Helicóptero
O WNF 342 foi desenhado para um pedido da marinha alemã no qual solicitava uma plataforma de observação para pequenos navios e submarinos.
Foi o primeiro helicóptero a decolar e pousar usando jatos nas pontas das pás para acionar o rotor. Um motor a pistão convencional acionava tanto a pequena hélice que impulsionava a aeronave, quanto o compressor de ar, que misturado com o combustível era transmitido pelo rotor, através de dutos, até as camaras de combustão nas pontas das pás.
O primeiro helicóptero (V1) foi impulsionado por um motor de 45kW; Depois (v2) usou um motor de 67kW, ambos de Walter Mikron. Seu primeiro voo foi em 1943.
O Segundo (V3) possuía um rotor maior e foi destruído durante os testes.
A ultima unidade construída (V4) foi uma variante de dois assentos, com novo controle Coletivo e Cíclico. Depois de 25 horas de voo foi capturado pelos americanos, e em 19 de julho de 1945 foi embarcado para os EUA no HMS Reaper.
O modelo
O kit da AMP é na escala 1/48 e mesmo assim é um modelo pequeno, dadas as dimensões do aparelho real , ficando com 10,5cm de fuselagem. O kit é acompanhado de fotogravuras e máscara para as transparências. Possui bons detalhes de interior para assentos, controles e estruturas. Todas as partes são muito bem moldadas e com poucas rebarbas e não tem problemas de relevo, já que a aeronave não era feita com chapas. Aparentemente será necessário colocar um peso na frente (onde der), pois um pequeno suporte é fornecido para manter o modelo na posição horizontal. A montagem das estruturas do trem de pouso deve exigir muita paciência e perícia; as partes são finas e não possuem pontos de encaixe, a colagem deve ser feita no contato.
A folha de instruções é bem diagramada e possui indicação de cores Humbrol, assim como indicações de cabeamento.
Uma pequena folha de decais vem com marcações para as duas versões do modelo V4: Uma de testes na Aústria e a outra com as letras de códigos e suástica (em duas partes) na Alemanha, ambas em 1945. A folha inclui também os instrumentos do painel.
As fotogravuras vem com detalhes para o interior e exterior: Cintos , painel, rotor e a hélice.
Transparências simples e máscaras
Conclusão:
Parece ser um kit bem frágil e por isso merece uma base para fixação, mas sem dúvidas é um ótimo item para os amantes de protótipos alemães da segunda guerra, e também amantes de helicópteros.
Obrigado á Mikromir pelo exemplar deste review